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Duas Grandes Teorias Da Sociologia

Categoria: Outros
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Duas Grandes Teorias Da Sociologia

A sociologia vem da junção de duas palavras: socius, que vem do latim, significa companheiro, sócio, e logos, que vem do grego, significando estudo. Na origem de sua palavra, significa estudo do social, ou da sociedade, ou de tudo que se refira a mais pessoas e não somente a uma só. A sociologia tem a ver com grupos de pessoas, sociedades, organizações sociais e sistemas.

Sobre a sociologia há duas grandes teorias que a rege. Eis quais são elas a seguir e verá cada ponto de vista. Uma é a teoria positivista-funcionalista e a outra, é a teoria histórica-crítica. Saiba mais a seguir sobre cada uma dessas teorias.

1) Teoria positivista-funcionalista
A palavra positivismo vem do latim positum e significa posto, colocado. Esta teoria tem esse nome porque acredita que a realidade é o que está aí, o que está colocado, posto, na nossa frente. A realidade seria aquilo que nós vemos, apalpamos, no que existe aí.

Também é conhecida como funcionalista, pois complementa o significado acima. Acredita-se que tudo que existe tem a sua função. Para os seguidores dessa teoria o mundo é organizado onde todos realizam a sua função. Alguns seguidores também chamam esta teoria de absolutista porque cada grupo é absoluto, fechado em si mesmo.

2) Teoria histórica-crítica
O primeiro nome dado foi de teoria histórica porque tudo que é criado é histórico, não é eterno, apareceu, mas irá desaparecer. Se for histórico também é relativo, isto é, houve um tempo em que não foi aceito ou um dia não será aceito. Essa teoria é oposta à anterior, pois, se algo é relativo, não é absoluto, é incompleto.

Essa teoria histórica nos leva a refletir sobre o lado negativo das coisas: tudo é precário, vazio e precisa ser preenchido. Essa postura histórica deixa as pessoas bem mais atentas e alertas. Essa teoria explica que por mais absoluto que algo seja não será totalmente.

O nome de teoria crítica vem do grego Kritein, que significa julgar. A pessoa que tem uma visão crítica é aquela que, antes de ver, ouvir ou ler qualquer coisa, sabe que tudo tem dois lados. Essa teoria também recebe o nome de utópica. Utópico é algo que ainda não existiu em lugar algum, mas que poderá existir. O conceito de realidade para esta teoria é bem mais amplo que o da teoria positivista-funcionalista, pois incorpora o projeto, o futuro.

Levando em consideração esse conceito, as pessoas são mais transformadoras, diferentes da teoria anterior em que as pessoas são fechadas no presente. Já na teoria histórica-crítica as pessoas acreditam nas mudanças, pois as coisas nunca estão prontas, acabadas.


Vicente Silva

Título: Duas Grandes Teorias Da Sociologia

Autor: Vicente Silva (todos os textos)

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Comentários - Duas Grandes Teorias Da Sociologia

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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