Dopamina: O Hormônio Das Metas E Objetivos
É ela que nos motiva a agir em direção a metas, desejos e necessidades, e dá um impulso reforçando o prazer quando atingimos essas metas.
Seu poder é tão grande que muitas pessoas até a desconhecem. Mas, o melhor é que ela age de forma positiva em nossas vidas e temos que nos beneficiar dela enquanto estamos vivos.
É a dopamina que pulsa os batimentos do nosso coração quando nos apaixonamos por alguém. E é bom demais, não?
A procrastinação, a insegurança e a falta de entusiasmo estão ligadas com baixos níveis de dopamina. Estudos feitos com ratos mostraram que aqueles que tinham baixos níveis de dopamina sempre optaram por uma opção fácil e buscavam menos alimentos; aqueles com níveis mais altos de dopamina exerciam um esforço necessário (e maior) para receber o dobro da quantidade de alimentos.
Divida em pequenas partes os seus grandes objetivos, pois isso não apenas permite que os nossos cérebros comemorem como fica mais fácil de chegar ao topo.
Podemos criar uma série de pequenas linhas no cérebro que acabam por liberar a dopamina. E isso é fundamental para realmente comemorar - comprar uma garrafa de vinho, ou ir de cabeça para o seu restaurante favorito, sempre que você conquistar aquele pequeno objetivo.
Em vez de ficar com uma ressaca de dopamina, crie novas metas antes de alcançar o seu atual. Isso garante um fluxo contínuo para experimentar a dopamina.
Como um empregador e líder, reconhecendo as realizações de sua equipe, por exemplo, o envio de um e-mail, ou dando um bônus, vai permitir que as pessoas que trabalham com você tenham um sucesso gigantesco de dopamina e vão aumentar no futuro a sua motivação e sua produtividade.
Você também pode conquistar qualquer coisa quando ativa esse hormônio, a dopamina. Então, dê a si mesmo essa combustão de força e viva sempre melhor a cada dia de sua vida.