Doenças Sexualmente Transmissíveis - sinais e sintomas
Se você desenvolver sintomas que você acha que poderia ser causada por uma infecção sexualmente transmissível (DST), é uma boa idéia falar com seu médico ou serviço de saúde sexual o mais cedo possível. Não tente diagnosticar os seus sintomas e se lembrar que nem todos os sinais e sintomas genitais são causadas por uma DST.
O risco de desenvolver uma DST aumenta se tiver relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal e anal sem preservativo) com um novo parceiro ou se o seu parceiro atual tem uma infecção sexualmente transmissível.
Nao é necessário ter sinais ou sintomas para fazer um 'check-up'. Consulte sempre seu médico ou serviço de saúde sexual para um 'check-up' se pensar que pode ter sido exposto a uma DST.
Se usar sempre o preservativo (masculino ou feminino) e represas (folhas finas de látex), e usá-los corretamente, irá reduzir-se o risco de contrair DST. O uso de uma barreira de proteção antes do contato genital não irá remover completamente todos os riscos, mas pode efetivamente reduzir o risco de DSTs.
A única maneira de descobrir se tem uma infecção sexualmente transmissível é fazendo um 'check-up' à sua saúde sexual. Os médicos lidam com problemas de saúde sexual numa base diária, por isso não tenha vergonha de pedir ajuda.
Os 'check-ups' à saúde sexual são fáceis de fazer. Na maioria dos casos, envolve apenas um simples teste de urina. Algumas infecções podem ser diagnosticadas no dia e tratadas no momento da sua visita. Outros resultados podem demorar até uma semana.
Se você for um homem que tem sexo com outros homens, é importante começar a fazer 'check-ups' regulares para as DSTs, incluindo HIV e Sífilis - pelo menos a cada ano. O número de 'check-ups' aumenta caso o número de parceiros sexuais também aumente.