Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Direito Esclarecido

Direito Esclarecido

Categoria: Outros
Direito Esclarecido

Desde o começo dos tempos, para todos vivermos em sociedade precisamos estipular algumas regras. E então surgiu o direito. O direito tem a função de regular a sociedade, pois com ele podemos estipular deveres e direitos. Deveres a serem cumpridos e direitos a serem respeitados.

Para que a população respeite as normas a serem seguidas é necessário estipular algumas sanções pois no descumprimento destas implicam em reclusão ou até mesmo bloqueio de bens. Todos tem o direito de ir e vir, de votar, de estudar, e trabalhar.

Sendo que nenhum destes podem ser retirados ou vetados. Fala-se no domínio do direito e do dever, não de dever e do direito. Como no domínio da moral, onde se acentua mais aquele do que esse. O direito avulta tanto no primeiro plano que o dever quase desaparece por de trás dele.

O entendimento da essência do direito é dificultado pelo fato de com essa palavra serem designadas várias situações muito diferentes uma das outras. A conduta em que o individuo é obrigado a manter em face de outro pode ser negativa ou positiva.

Para reger tudo isso temos o Estado, que divide o direito em duas partes público e privado .O direito privado representa uma relação de sujeitos em relação de igualdade e ambos tem o mesmo valor. O direito público é o comando em ordem administrativa uma norma individual posta pelo Estado, através da qual o destinatário é juridicamente obrigado a uma conduta conforme aquele comando.

Se concebermos a distinção decisiva entre direito público e privado, entre dos métodos de criação do direito, se reconhecermos nos chamados atos públicos do Estado, aqueles mesmos atos jurídicos e em que nos aparecem nos negócios jurídicos e privados sobretudo se nos dermos conta de que os atos que formam o fato produtor do direito apenas são, em ambos os casos, o prolongamento da chamada formação da vontade estadual, e de que, precisamente como no comando da autoridade, também no negócio jurídico privado apenas se realiza a individualização de uma norma geral.

Através da centralização da ordem jurídica e estadual é que se pode distinguir os direitos e obrigações de cada um.

Gabriela Torres

Título: Direito Esclarecido

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Comentários - Direito Esclarecido

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios