Dicas para um currículo perfeito
O que é proibido fazer em um currículo: Mentir, colocar pretensão salarial, adicionar referências, incluir foto (a menos que a empresa exija) e cometer erros de português. O que ajuda a destacar o currículo? Para auxiliar nessa etapa, comece escrevendo sua história e depois destaque os pontos relevantes para a vaga.
Nunca se esqueça de manter o currículo atualizado e com, no máximo, duas folhas. Nunca faça decoração nas folhas do currículo. E também, para não se sentir frustrado por não ser chamado para nenhuma entrevista, somente envie seu currículo para vagas em que ele tenha vantagens. Por exemplo, se você encaminhar o currículo para uma vaga de recepcionista, destaque duas habilidades e experiências que são relevantes ao cargo. E os cursos extracurriculares como culinária, por exemplo, não necessitam ser citados, já que não oferecem vantagem para a vaga.
O que é obrigatório adicionar em um currículo: Apresentação, incluindo nome, telefone, e-mail, endereço e estado civil. Um resumo sobre suas qualificações, aborde um pouco sobre você e a suas qualificações para a vaga. Formação escolar, começando pelo mais recente e depois os cursos variados. Experiência profissional, começando pelo trabalho mais recente, informe o nome da empresa, em qual cargo estava, que função exerceu e durante quanto tempo trabalhou. Informações adicionais, nesta parte você poderá adicionar informações que irão te destacar, como por exemplo, presidente da assembleia de bairro.
O que mais pode ser bom para colocar no currículo? Veja algumas informações que você pode adicionar e o que elas significam:
- "Fui síndica do prédio". Demonstra que você é uma pessoa de iniciativa e possui espírito de liderança.
- "Atuo como voluntária". Transparece uma pessoa solidária e que sabe respeitar o próximo.
- "Organizo festas da família". Demonstra que você é uma pessoa comunicativa e boa administradora.
- "Coordeno as despesas de casa". Transparece uma pessoa organizada e responsável com gastos.