Dicas de cuidados e limpeza do ferro de passar roupa
Use a temperatura correta para cada tipo de tecido – Nunca se esqueça de regular o ferro para a temperatura adequada para o tipo de tecido que irá passar, caso contrário as fibras do tecido poderão ser queimadas. E essas fibras ficarão grudadas da base do ferro, o que irá deixa-lo com aparência amarelada. Além disso, esse tipo de resíduo pode ser difícil de remover, podendo até mesmo ser necessário trocar a base do ferro. Então, procure sempre deixar seu ferro de passar roupa na temperatura ideal.
Evite o acúmulo de água em ferros a vapor – Se a água ficar por muito tempo acumulada no ferro pode juntar sujeira e ferrugem no aparelho, o que prejudica seu funcionamento ou pode, até mesmo, manchar as roupas. Por isso, sempre esvazie o reservatório de água do ferro.
Se o seu ferro a vapor já estiver com sujeira ou ferrugem acumulada no reservatório de água, saiba que é simples de limpar: Adicione 1 colher (sopa) de vinagre quente no recipiente e deixe que o líquido seja liberado pelos orifícios. Depois disso, coloque água e esvazie o reservatório várias vezes, até que a limpeza seja completada.
Nunca utilize qualquer produto abrasivo – Além do compartimento de água, se a sujeira também estiver na base do ferro de passar, não use nenhum tipo de produto abrasivo, como por exemplo: esponjas de aço. Este tipo de material gera pequenos riscos que não permitem que o ferro deslize de forma eficiente sobre tecidos finos.
Evite deixar o ferro ligado sem necessidade – Para que seu ferro tenha uma longa vida útil, procure não deixa-lo ligado sem necessidade. E também, não é recomendável ficar ligando e desligando o aparelho com frequência.