De Que Maneira O Entusiasmo Nos Afeta
O entusiasmo é, em relação a um ser humano, o mesmo que é o vapor para uma locomotiva — a força motora vital que impele a ação. Os grandes condutores de homens são os que sabem despertar entusiasmo nos seus seguidores. O entusiasmo é o fator mais importante que entra na profissão de um vendedor; é também um fator vital na arte da oratória.
De que maneira o entusiasmo nos afeta?
Ponha o leitor entusiasmo no seu trabalho e já não o achará difícil ou monótono. O entusiasmo dá tanta energia ao corpo inteiro que em certos casos se podem ate mesmo dispensar as horas habituais de sono.
Além disso, nos dá força para realizar uma quantidade de trabalho duas vezes maior do que o que se faz habitualmente, em determinado período, e isso sem se sentir o menor sinal de fadiga.
O entusiasmo é a força vital com que carregamos o nosso corpo e desenvolvemos uma personalidade dinâmica. Algumas pessoas são dotadas de um entusiasmo natural, ao passo que outras precisam adquiri-lo.
O processo para o seu desenvolvimento é muito simples. Começa-se por fazer o trabalho ou prestar o serviço que mais nos agrade. Se a nossa situação é tal que não podemos conseguir o trabalho da nossa predileção, podemos seguir outra linha, de maneira muito eficiente, adotando um objetivo principal definido e nos imaginando um futuro bem ocupado nesse trabalho.
Sim, o entusiasmo é uma força vital, tão vital, na verdade, que nenhum homem que não o tenha suficientemente desenvolvido pode sequer aproximar-se do seu poder de realização.
É bom repetir e acentuar que todos nós podemos desenvolver o entusiasmo, num objetivo principal na vida, não interessando se estejamos ou não em condições de conseguir esse objetivo.
Podemos estar bem longe da realização do nosso objetivo principal definido, mas se alimentarmos o fogo do entusiasmo em nosso coração, e o conservarmos bem vivos, por maiores que pareçam os obstáculos que encontrarmos no caminho, eles desaparecerão.
Desaparecerão como que pela força de uma magia, e logo nos encontraremos senhores de um poder que não julgávamos possuir.