D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I
A partir de 1322, a saúde de D. Dinis começou a apresentar sinais de fraqueza, vindo a falecer, em Santarém, um ano depois de terminada a guerra civil, a 7 de Janeiro de 1325 com 63 anos de idade.
Neste mesmo ano, D. Afonso IV sobre ao trono com 34 anos. Foi um rei legislador e que introduziu algumas inovações, reformas na justiça e na administração do reino, e promulgou leis para regulamentar e restringir o exercício dos poderes senhoriais.
Passou também pela crise que marcou o século XIV, em que a peste, a fome, as guerras e as epidemias se fizeram sentir. E foi nesta conjuntura pouco favorável que se travou a Batalha do Salado, em 1340, contra os muçulmanos e que resultou numa vitória cristã.
Casou com D. Beatriz, filha de Sancho IV de Castela e de D. Maria de Molina e irmã de Fernando IV, e que viera para Portugal em 1297, quando contava com quatro anos apenas. À data do matrimónio, em Maio de 1309, D. Afonso tinha 18 anos e D. Beatriz 16. Foi uma rainha interventiva, principalmente no plano diplomático, tentando conciliar os interesses do seu reino de adopção com os da sua família natural.
D. Pedro, filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, nasceu em Coimbra, a 8 de Abril de 1320, e morreu em Estremoz, a 18 de Janeiro de 1367. Casou com Constança Manuel, filha do importante fidalgo castelhano D. João Manuel e de Constança de Aragão, em Agosto de 1340, na Sé de Lisboa. Com D. Constança chegou também a Portugal a formosíssima Inês de Castro, cuja imediata ligação amorosa com D. Pedro I, provocou forte conflito com D. Afonso IV e levará à sua morte a 7 de Janeiro de 1355.
De teus anos colhendo doce fruito,
Naquele engano da alma, ledo e cego,
Que a Fortuna não deixa durar muito,
De teus fermosos olhos nuca enxuito,
Aos montes insinando e às ervinhas
O nome que no peito escrito tinhas.»
D. Pedro foi justiceiro, generoso e amado pelo povo, mas também um monarca impulsivo, que se revolta com o seu pai, causando grandes destruições em diversas terras do Norte do País. Quando subiu ao trono a 28 de Maio de 1357 provou ser um grande rei.