Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > D. Afonso Henriques, o Conquistador

D. Afonso Henriques, o Conquistador

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
D. Afonso Henriques, o Conquistador

D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Leão, nasceu numa das principais cidades do Condado Portucalense: Coimbra, Viseu ou Guimarães, possivelmente, em 1109. Casou com D. Mafalda de Saboia, filha do conde de Saboia, em 1145. Foi criado com Egas Moniz, quando o seu pai faleceu, tinha ele apenas 3 anos. Também D. Teresa ganhou outro papel, nomeadamente, como Rainha de Portugal. Juntou-se ao seu amante, Fernão Peres de Trava, que tinha como objetivo juntar Portugal e a Galiza. Em 1125, com 16 anos, Afonso Henriques foi armado cavaleiro. Entretanto, no reino vizinho, morreu D. Urraca em 1126, sucedendo-lhe Afonso VII.

D. Afonso Henriques nada satisfeito com as opções governativas da sua mãe, arranjou alguns apoiantes da nobreza insatisfeita, e confrontou-se com ela e com o seu amante na Batalha de São Mamede, em 1128. Possivelmente também teve o apoio de populares. A ligação de D. Teresa ao conde Trava ditou o afastamento de muitos nobres, o que ia favorecendo cada vez mais o seu filho. Com a vitória do filho, D. Teresa refugiou-se na Galiza, onde faleceu em 1130. Em 1131, fundou o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, dos cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Em 1139, ocorreu a Batalha de Ourique, no Alentejo., contra os mouros, onde o filho de D. Henrique consegue mais uma vitória. Diz o mito, que Cristo apareceu um dia antes da batalha e deu-lhe as quinas, um símbolo ainda hoje presente na bandeira portuguesa. Em 1143, em Zamora, D. Afonso Henriques foi reconhecido como rei, pelo cardeal Guido Vico. Em 1179, a bula papal Manifestis probatum emitida por Alexandre III concede o título de rei a D. Afonso Henriques.

Em 1147, começou mais uma série de conquistas, nomeadamente, Santarém, Lisboa, Alcácer do Sal, Évora, Beja, Serpa, entre outras. Antes de falecer, D. Afonso Henriques caiu no erro de tentar ficar com Badajoz. D, Fernando II não gostou, e enfrentaram-se numa batalha, onde o monarca português partiu uma perna e ficou prisioneiro.

Faleceu a 6 de dezembro de 1185. Encontra-se sepultado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Daniela Vicente

Título: D. Afonso Henriques, o Conquistador

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

652 

Comentários - D. Afonso Henriques, o Conquistador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios