Cursos Técnicos e seu Reconhecimento no Mercado de Trabalho
Profissionais com qualificação saem na frente no mercado de trabalho e principalmente qualificação técnica. O curso técnico é um bom investimento, pois é um investimento barato, de curto prazo e que dá um excelente retorno. Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina é o Instituto Fisiomar, com Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.
PALAVRAS-CHAVE
Cursos Técnicos, Mercado de Trabalho, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia, Podologia, Instituto Fisiomar
Um curso técnico dura de um a dois anos e meio, bem menos que uma faculdade e o custo é muito menor, chegando a metade do valor da mensalidade de uma graduação. O sucesso depende do profissional, pois vagas não faltam.
No Brasil, são mais de 160 opções de cursos em todas as áreas e entre elas ganham destaque: Segurança do Trabalho, Logística, Petróleo e Gás, Estética, Massoterapia e Podologia.
De acordo com o Jornal Hoje "No Brasil, apenas 9% dos alunos estão matriculados em escolas técnicas. Uma realidade bem diferente de vários países da Europa, por exemplo. Lá, cada vez mais governos e empresas investem no ensino e na formação de técnicos. A Alemanha é referência. Lá, a educação profissionalizante é conhecida como sistema dual de ensino, que combina o treinamento prático nas empresas com aulas teóricas na escola. Os cursos duram de dois a três anos e meio e formam trabalhadores em 350 ocupações ligadas ao comércio, indústria, prestação de serviço e serviço público – 53% dos alunos fazem essa escolha."
Existem inúmeras instituições que oferecem formação técnica, porém é necessário analisar o reconhecimento pelo MEC e para se informar se uma escola é ou não reconhecida, basta acessar o site do SISTEC . Uma Instituição séria que temos em Santa Catarina, presente em quatro cidades (Itajaí, Chapecó, Florianópolis e Joinville) é o Instituto Fisiomar.
Algumas pessoas encaram os Cursos Técnicos como uma iniciação no mercado de trabalho, e em muitos casos é, porém também pode ser uma ótima opção para seguir carreira. Há muitas funções de nível técnico que possuem um retorno muito maior do que graduações.
Esse perfil técnico agrega muito no currículo, pois além de toda formação teórica que é passada ao longo do curso, há o estágio que capacita o aluno na prática, provendo a estes ótimos salários quando se formam, dependendo logicamente do empenho do próprio profissional e da região.