Cuidados ao usar o cartão de crédito
- Verifique se o estabelecimento não está cobrando um valor acima do normal por se tratar de uma compra no cartão. Se houver cobrança de juros, se possível, pague à vista.
- Mantenha o controle de seus gastos. Apesar de parecer fácil, muita gente não consegue visualizar o valor das despesas, assim elas correm o risco de se envolver em uma “bola de neve” de dividas.
- Evite os excessos. O comércio é recheado de ofertas arrasadoras para estimular o consumo, que muitas vezes são desnecessárias. Se você é um consumidor compulsivo, deixe o cartão de crédito guardado em casa.
- Tente pagar a fatura sempre em dia. As taxas de juros envolvidas nas cobranças de cartão de crédito são uma das mais elevadas. Caso você perceba que não conseguirá quitar o valor, procure o banco e negocie um empréstimo no montante da dívida. Pague a fatura e comece a dever em outra modalidade, que provavelmente renderá juros mais baixos.
- Escolha cartões de crédito que não cobrem anuidade no primeiro ano. E fique de olho: quando a data de renovação estiver se aproximando, negocie um desconto.
- Escolha a data de vencimento da fatura próxima ao dia do recebimento de seu salário, para facilitar o controle do orçamento.
- Sempre guarde os canhotos das suas compras feitas com o cartão, assim fica mais fácil ter uma estimativa do valor que será cobrado em sua fatura. E também, você poderá se organizar para pagá-la na data do vencimento.
- Não deixe aproveitar os benefícios oferecidos pelas administradoras de cartão de crédito. Pois elas disponibilizam programas diferenciados para atrair os consumidores ou criar um plano de fidelidade. Um exemplo disso é poder converter o valor de seus gastos em descontos e milhas de passagens aéreas. Além disso, algumas delas também oferecem descontos em produtos e serviços, premiações etc.