Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Criança 5 anos

Criança 5 anos

Categoria: Outros
Comentários: 7
Criança 5 anos

As crianças estão sempre em crescente transformação e evolução a todos os níveis, físico e intelectual.

Nos primeiros anos de vida elas são notórias pois passam do colo dos pais para andar a pé, comer sózinhos, brincar, pintar etc.

Até aos cinco anos, limitam-se a comer, brincar ou pintar na creche ou jardim escola mas ,a partir dos cinco anos de idade alcançam novas habilidades e capacidades para resolver problemas.

Por um lado têm mais criatividade, já aprenderam a escrever as primeiras letras, a construir puzzles e a vestir-se e comer sózinhos, sem a ajuda dos pais.

Por outro lado, a memória já está mais evoluida e começam a comparar as coisas.
Nesta fese de vida têm muita tendência para imitar os adultos, tons de voz, gritos e inclusive ordenar objetos.

É também possível para eles criarem amizades e brincarem em pares ou grupos. Por isso os pais devem comprar apenas brinquedos que incentivem a sua expressão criativa, tais como cartas simples, puzzles mais complicados, cordas para saltar e jogos didáticos.

Há uma grande tendência para elas contarem histórias fantásticas, embora não distingam ainda o real do imaginário.

É por isso que têm durante a noite muitos sonhos e pesadelos e falam enquanto dormem. Podem acordar várias vezes durante a noite com medo ou ver imagens no quarto.

Às vezes ouvem ruídos e têm medo do escuro ou não conseguem dormir sós,sendo frequente irem para o quarto dos pais.

A nível intelectual desenvolvem-se muito pois começam a frequentar a escola e atividades de leitura, escrita e números. Podem também já fezer cálculo relacionado com jogos e interesses.

A nível de concentração, ainda apresentam pouca, mas já é possível estarem atentos e concentrados nos trabalhos.

Está é uma fase em que a mãe representa para eles o seu universo, como figura principal e de referência. Ou seja, ela ocupa um lugar central para eles.
Os cinco anos, numa criança representam uma abertura a novos conhecimentos, tal como escolares, desportos e música.

A natação e música é bastante atraente para eles, tal como andar de bicicleta
com rodas e apoio, acompanhados com os pais.

Relativamente à sua alimentação, deve ser variada, incluindo leite, frutas, hidratos de carbono, legumes peixe e carne. Contudo, não devem ingerir em demasia, fritos e hamburgueres que tanto apreciam!

Os doces devem ser limitados para não estragarem os dentes, tal como as célebres guloseimas ou chocolates.

Em vez de refeições abundantes, devem fazer cinco ou seis por dia, repartindo os alimentos.

A inclusão de yogurtes e cereais é ainda indispensável nesta fase, pois estes fornecem vitaminas de complexo B, essencial para o seu cérebro.

Nesta fease de vida tão importante, os pais devem estar sempre atentos, tanto nas atividades escolares, como nas horas de dormir, brincar e outras. O carinho é indispensável e muito importante pois ele contribui para o seu desenvolvimento e um crescimento feliz e sem traumas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Criança 5 anos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 05:46:02

    É interessante vermos a fase da idade das crianças. Cada ano que se passa é um jeito diferente de lidar com elas. As crianças de 5 anos são uns amores mesmo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 19:00:03

    Ver os filhos crescer é algo de indescritível. é fantástico, perfeito! Interagir com as crianças é ter um companheiro para a vida. Como são verdadeiras esponjas nunca se esqueça que será você - pai ou mãe - que o seu maior exemplo. É consigo que ele vai aprender muita coisa e com 5 anos, você será o pilar da vida dele. Ajude-o a crescer.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogabrielle

    05-07-2012 às 10:26:40

    Sei o que é ter um filho com 5 anos. Adorava velo crescer e brincar com os amigos etc.
    Agora que fiquei desempregado e a minha mulher me traiu com o meu antigo patrão fiquei sem a custodia deles e não os posso ver mais..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsabella

    05-07-2012 às 10:24:20

    Minha filha tem quase 6 anos, mas só quer dormir, anda sempre cansada e não quer brincar... mesmo as refeições quando dou por ela esta a dormir à mesa. o que se passa com ela?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSophia gaspar

    05-07-2012 às 10:22:08

    O meu filho de 4 anos, faz 5 para o proximo mes, esta tendo noites muito complicadas, nao quer dormir, pois diz que tem pessoas no quarto a noite, quando finalmente consigo que ele durma, passado um pouco acorda aos gritos a disser que alguem estava tentando fazer-lhe mal. Esta assim a mais de 1 mes. O que faco?

    ¬ Responder
  • fernanda

    18-07-2012 às 01:36:44

    este menino precisa de ajuda espiritual,mamãe fique atenta.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJulia gomez

    05-07-2012 às 10:18:26

    Estou vendo que as crianças aos 5 anos estão numa fase de enorme evolução, tanto a nível físico como psicológico.

    ¬ Responder

Comentários - Criança 5 anos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios