Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 9
Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Sabia que o vinagre de vinho branco pode ser um aliado no que toca à limpeza e manutenção da sua roupa? Senão vejamos:

Uma chávena de vinagre elimina bactérias na roupa suja, além de amaciar e torná-la mais branca e brilhante.

Evite que a roupa de cores vivas desbote. Para tal, quando a comprar, e antes de a lavar, demolhe cada peça em vinagre de vinho branco puro, durante cerca de 15 minutos.

Se adicionar meia chávena de vinagre de vinho branco à água da máquina durante as lavagens, estará a fazer com que as cores fiquem mais vivas.

O vinagre de vinho branco também é excelente para desencardir toalhas e roupa branca: deixe-a de molho um dia para o outro numa solução composta por doze partes de água para uma parte de vinagre. Após este repouso, lave a roupa na máquina.

Os seus cobertores podem ficar mais fofos e macios se adicionar duas chávenas de vinagre de vinho branco à água da máquina de lavar, no ciclo de enxaguamento.

Se a sua roupa ficar com vincos depois de ter sido seca na máquina, borrife-a com uma solução de uma parte de vinagre de vinho branco para três partes de água. Pendure-a e deixe secar ao ar.

Para eliminar marcas amareladas de queimado feitas pelo ferro de engomar, esfregue-as com um pano embebido em vinagre de vinho branco. Em seguida, passe com uma toalha seca.

Para eliminar da roupa o brilho provocado pelo ferro de engomar, esfregue a área com uma escova de dentes embebida numa solução de partes iguais de vinagre de vinho branco e água. Após esta operação, seque com uma toalha.

O mesmo processo pode ser usado para retirar riscos de lápis de cera de peças de roupa. Todavia, utilize apenas vinagre de vinho branco puro.

Remova a sujidade dos colarinhos e punhos das camisas com uma pasta feita com duas partes de vinagre de vinho branco para três partes de bicarbonato de sódio. Deixe atuar por cerca de trinta minutos. Depois, lave as camisas como habitualmente.

Os vincos das saias e das calças ficarão perfeitos se os borrifar com uma solução de partes iguais de água e vinagre de vinho branco antes de passar a ferro. Outro método é humedecer a peça de roupa com uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água. Em seguida, coloque um pedaço de papel no local do vinco e engome muito bem.


Catarina Bandeira

Título: Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

812 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 03:44:54

    Já havia ouvido falar dessa poderosa ferramenta para limpeza. O vinagre realmente é um ótimo aliado.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Matilde

    06-01-2014 às 12:08:51

    Toalhas de banho

    ¬ Responder
  • Antonia Ferreira RegoAntonia Ferreira Rego

    12-02-2013 às 16:42:03

    adorei receita irei eclementar em minha casa

    ¬ Responder
  • Rebeca

    29-10-2012 às 16:24:24

    Gostei das dicas, mas fica uma perguntinha: como costumo usar o vinagre de álcool, não dá para substituí-lo pelo vinagre de vinho branco?

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 19:44:50

    Parabéns e obrigada pelas dicas. Quantas vezes nos escapam ideias de produtos e alimentos que temos em casa que podem ser a solução para outros problemas domésticos. Boas dicas, e bons truques.

    ¬ Responder
  • RosanaRosana

    14-05-2012 às 03:12:21

    Olá Catarina, amei suas sugestões com o uso de vinagre. Parabéns pela iniciativa. Abraços.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa B.

    24-08-2010 às 15:44:35

    Há muitos anos que uso o vinagre na máquina de lavar, pois um dos meus filhos era asmático e alérgico aos detergentes e amaciadores.
    Na época, comprava sabão em pó da 'Cuf'(já não existe, infelizmente), que já a minha Mãe tinha usado, com o vinagre no lugar do amaciador, para eliminar os restos de sabão e deixar as roupas com cores bonitas, como sempre vi fazer em minha casa.
    Infelizmente, o meu filho já não precisa desses cuidados, mas mantive-os com a roupa de cor do resto da família.Amaciador, só uso em roupas brancas e mesmo assim...
    O vinagre ainda faz 'bem' às tubagens da máquina, pois ajuda a eliminar os restos do detergente que por lá ficam muitas vezes.
    De vez em quando, é bom fazer um programa completo, só com uma toalha de banho (por exemplo) e, nas gavetas da máquina despeja-se meio litro de vinagre branco, para limpar as tubagens.

    ¬ Responder
  • MarcelinaMarcelina

    12-09-2009 às 23:45:14

    Eu ja sabia, ou melhor, minha mae fala que vinagre nao deixa desbotar a roupa, mas nao sabia que era tao bom assim.
    E eu tambem nao sabia que tinha que ser vinagre branco e puro.
    Eu ja uso na maquina com todas as minhas roupas coloridas junto com sabao.
    Amei as dicas.
    Marcelina Simao.

    ¬ Responder
  • andreaandrea

    25-08-2009 às 16:41:21

    amei as dicas nao podia imaginar q vinagre fosse tao util

    ¬ Responder

Comentários - Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios