Como pedir dinheiro emprestado a um amigo
O crédito consignado cresceu muito no Brasil nos últimos tempos, mas essa modalidade de empréstimo que para os bancos é uma das mais seguras, o solicitante precisa ser cliente do banco ou ser funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS para ser contemplado com esse serviço, mas essa não é a realidade de todos que estão sem capital.
Para os que não têm fontes de garantia, emprego formal ou que está com restrição de crédito e precisando de dinheiro com urgência, o jeito é pedir emprestado a um amigo. Pedir dinheiro emprestado é motivo de vergonha para algumas pessoas. Os motivos desse constrangimento estão ligados ao orgulho, pois ao pedir irá se expor, o que para muita gente é razão de vergonha ao pensar que outras pessoas saberão as sua real situação. Outro motivo que desconforta é saber o momento certo para falar com o amigo de modo que ele se sensibilize e não negue o pedido.
De fato é um assunto que tira o sono de muita gente, mas não há razão para ficar gerando tanta ansiedade, afinal, se o amigo não emprestar, logo saberá.
Antes de falar com o amigo, faça as contas e analise quanto tempo levará para pagar e, se for parcelado, em quantas vezes. É importante conversar apresentando soluções da sua parte e boa vontade para quitar seu compromisso.
Assuma uma postura positiva diante dele, olhe nos olhos e fale com tranquilidade, como se estivesse falando de outro assunto confidencial. O amigo perceberá pela sua leitura corporal que tem reais intenções de cumprir com o compromisso de pagamento.
Boa sorte!
Também vai gostar:
Comentários ( 9 ) recentes
- Sophia
23-05-2014 às 19:57:15Só em último caso é que se deve pedir dinheiro emprestado a um amigo. E precisa ser de muita confiança e com responsabilidade!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Carla Horta
16-09-2012 às 16:37:23Olá Sílvia. Consegue perceber-se quase imediatamente a ideia do texto. Recorrer a um amigo é sempre difícil e constrangedor, mas alguns factores da nossa vida podem obrigar-nos a isso. No entanto, pagar é imprescindível, até porque se pagarmos o assunto fica em silencio, mas se for ao contrário toda a gente acabará por saber.
¬ Responder - Sílvia Baptista
29-10-2012 às 12:56:19Oi Carla, tem toda a razão.
¬ Responder
Obrigada pelo comentário e pela participação de ideias que acrescentou. - Sílvia Baptista
31-07-2012 às 10:29:27Se precisar pedir dinheiro emprestado, é hora de levantar a cabeça e assumir uma postura de quem sabe o que está fazendo, nada de ficar parecendo uma pessoa derrotada, sofrida, pessimista, ao contrário, é hora de parar de se criticar pensando no que fez de errado e partir para um novo recomeço.
¬ Responder - Sílvia Baptista
30-07-2012 às 10:56:48A abordagem desse texto é para quem não tem garantias de renda e não pode utilizar os meios maios comuns de empréstimo, sendo que a solução para uma causa imediata seria recorrer à ajuda de um amigo, mas até o melhor amigo precisa de um prazo para saber quando será pago. É preciso ser muito criterioso quanto a esse detalhe. Se não tem certeza que pagará daqui a um mês, é melhor estender o prazo do pagamento. E tem mais; pode ser que o amigo não disponha do valor total. Tenha maturidade para entender e não ficar imaginando coisas absurdas.
¬ Responder - Sílvia Baptista
30-07-2012 às 10:55:54Não há motivos para se envergonhar por estar descapitalizado (a) temporariamente, afinal, até algumas grandes empresas tem histórico de quebra de capital. O que importa é a real intenção de pagar ao amigo logo que possível.
¬ Responder
Quando citei que o ego é o principal motivo do constrangimento, é que ao seguirmos um determinado conceito social, nos deparamos com a ideia de que o outro terá conhecimento do nosso fracasso. Se colocar nessa posição faz com que tudo pareça pior. Ora, não é preciso se sentir desse modo, o amigo certamente já percebeu, só não disse nada por respeito e educação. - Sílvia Baptista
26-07-2012 às 10:26:13Pedir dinheiro emprestado a um amigo faz muita gente perder o sono, mas o que mais agride e que nem sempre se percebe, é o fato de ter que expor sua real situação financeira. Vamos lançar um olhar mais detalhado sobre isso: O que impede de fato a falar com o amigo sobre essa necessidade financeira? O que tanto dificulta conversar se é uma pessoa amiga? Não é com os amigos que costumamos nos abrir, então qual é a verdadeira razão para tanto constrangimento?
¬ Responder
Bem, a resposta é simples, mas nem sempre agradável. Trata-se do “ego”, por isso tanto temor. - Sílvia Baptista
23-07-2012 às 19:52:22Olá Edmundo, fico feliz por ter ajudado.
¬ Responder
Um abraço! - Edmundo Silva
03-07-2012 às 10:19:02Muito obrigado pelas dicas, estava a pensar em pedir algum dinheiro emprestado agora ja tenho algumas luzes de como o fazer.. `
¬ Responder