Como melhorar as minhas finanças pessoais
Há que começar pelo mais básico e mais fácil de alterar, a sua cabeça. A razão do seu problema é a forma como faz as suas contas mensais. Não importa se ganha o ordenado mínimo nacional, ou menos (caso ganhe muito menos se calhar deveria arranjar outro trabalho ou um part-time), não obstante se ganha o ordenado mínimo, menos ou mais, este seguinte plano, nunca irá funcionar se não formatar a sua mente, para que aceite uma nova realidade e necessidade, a de poupar dinheiro todos os meses.
Tão ou mais importante do que uma alteração na forma de pensamento e de organização financeira, você deverá também adquirir um objetivo. Este objetivo permitirá que continue motivado ao longo dos primeiros meses, e ao atingi-lo irá sentir um sentimento de realização pessoal tão grande, que fará com que o estipular de um objectivo
Formulas de conquista financeira pessoal
1ª Formula
Conta 1 – Esta será a sua conta ordenado onde todos os meses irá ser depositado o seu ordenado
Conta 2 – Esta será a conta do P.I.B. (Pessoal, Investimentos e Beneficência), nesta conta o (P) será um valor variável que todos os meses irá corresponder a 5% do total do seu ordenado, O (I) terá também um valor equivalente de 5%, enquanto o (B) será igual a 1%. Estas percentagens poderão e irão variar de acordo com o seu vencimento.
Conta 3 - Esta será a conta em que irá ser depositado todos os meses o valor resultante do cálculo que irá ter de realizar todos os meses.
CPS - Irá estipular este segundo valor para si e na sua vida, tal como irá fazer com o PIB. O CPS (Casa, Pessoais, Saúde) terá de ser estipulado por si, podendo até mesmo mudar este nome para um que tenha mais sentido, face aos seus gastos fixos mensais.
O cálculo que irá ter de realizar todos os meses, com os seus objetivos futuros em mente, será o seguinte:
Conta 1 – PIB – CPS = Valor que vai para a Conta 3 todos os meses
2ª Formula
Para algumas pessoas a formula proposta anteriormente poderá não ser a mias adequada, visto que nem todos temos os meus trabalhos ou temos mais encargos que outras pessoas, assim esta segunda formula não é sequer uma fórmula por assim dizer, mas mais uma maneira de fazer os seus cálculos mensais para que consiga colocar algum dinheiro de lado todos os meses.
Caso more em casa dos seus pais ou divide um apartamento com alguém aproveite esta fase para usar e pôr em prática a fórmula 1, pois se for a analisar, os seus gastos serão totalmente diferentes de uma família de três.
No caso de a sua vida exigir mais gastos que aqueles que consegue suportar mensalmente, deverá entrar falar com um conselheiro especializado nesta área e que o poderá treinar em como conseguirá dar uma volta à sua vida financeira ou falar abertamente com alguém que saiba que tem um dom natural para gestão de finanças e pedir umas dicas.