Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como fazer uma apresentação oral profissional

Como fazer uma apresentação oral profissional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Como fazer uma apresentação oral profissional

Quando inicia uma apresentação pública feita oralmente olhe diretamente para o seu público ao iniciar o seu discurso.

As apresentações orais são normalmente classificadas em "conteúdos" e "entrega". O início da apresentação oral é fundamental porque é a sua introdução de si mesmo para o seu público. Tudo o que disser e fizer nos primeiros segundos podem definir o tom para o resto da apresentação.

Olhe para o seu público. Não olhe para baixo para as suas notas, exceto quando necessário, ou para as suas mãos ou pés. Ao iniciar a sua apresentação oral, procure duas ou três pessoas em diferentes lugares na sala, e olhe-as nos olhos. Serão elas o seu contacto com o público.

Mantenha a sua cabeça erguida e um sorriso nos lábios. Mesmo que a sua apresentação não seja sobre um tema particularmente feliz ou engraçado, não fará mal algum sorrir para o seu público antes de começar a sua apresentação oral.

Comece a sua apresentação oral com um comentário, facto citação, pois é algo que vai ficar no pensamento do seu público durante muito tempo, mesmo depois do seu discurso ter terminado. A chave é encontrar algo que retrate a essência do seu tema de forma profunda. Ela pode até mesmo resumir o seu tópico inteiro antes de o público ainda saber o sobre o que trata a sua apresentação. Isto eles irão reconhecer, obviamente, no final da apresentação.

Fale claramente e num tom moderado. Utilize mudanças de entoação regularmente para manter o seu público 'agarrado' ao seu discurso. Não há nada pior para um público do que um orador que abre a boca e a sua voz é grave ou, pior ainda, de alta-frequência. Mantenha um copo ou garrafa de água potável acessível no púlpito se for permitido, e saboreie-a com frequência nos últimos segundos antes de falar.

Conheça o seu discurso 'por fora e por dentro' e bem antes do tempo da apresentação pública. A prática faz a perfeição, e nada é mais perfeito numa apresentação oral do que não haver necessidade de consultar constantemente as suas notas. Faça pequenas notas ou lembretes à mão em pequenos cartões, mas refira-se a eles apenas quando absolutamente necessário.

Depois, mostre atitude, segurança e chame o público para si. Iniciar um subtema com um exemplo do quotidiano ou com uma piada que toda a gente perceba é um ótimo meio de chamar a atenção e conquistar o seu público. Seja ativo e enfático e prove que tem um grande potencial.


Ruben Duarte

Título: Como fazer uma apresentação oral profissional

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

785 

Comentários - Como fazer uma apresentação oral profissional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios