Como fazer uma apresentação oral profissional
As apresentações orais são normalmente classificadas em "conteúdos" e "entrega". O início da apresentação oral é fundamental porque é a sua introdução de si mesmo para o seu público. Tudo o que disser e fizer nos primeiros segundos podem definir o tom para o resto da apresentação.
Olhe para o seu público. Não olhe para baixo para as suas notas, exceto quando necessário, ou para as suas mãos ou pés. Ao iniciar a sua apresentação oral, procure duas ou três pessoas em diferentes lugares na sala, e olhe-as nos olhos. Serão elas o seu contacto com o público.
Mantenha a sua cabeça erguida e um sorriso nos lábios. Mesmo que a sua apresentação não seja sobre um tema particularmente feliz ou engraçado, não fará mal algum sorrir para o seu público antes de começar a sua apresentação oral.
Comece a sua apresentação oral com um comentário, facto citação, pois é algo que vai ficar no pensamento do seu público durante muito tempo, mesmo depois do seu discurso ter terminado. A chave é encontrar algo que retrate a essência do seu tema de forma profunda. Ela pode até mesmo resumir o seu tópico inteiro antes de o público ainda saber o sobre o que trata a sua apresentação. Isto eles irão reconhecer, obviamente, no final da apresentação.
Fale claramente e num tom moderado. Utilize mudanças de entoação regularmente para manter o seu público 'agarrado' ao seu discurso. Não há nada pior para um público do que um orador que abre a boca e a sua voz é grave ou, pior ainda, de alta-frequência. Mantenha um copo ou garrafa de água potável acessível no púlpito se for permitido, e saboreie-a com frequência nos últimos segundos antes de falar.
Depois, mostre atitude, segurança e chame o público para si. Iniciar um subtema com um exemplo do quotidiano ou com uma piada que toda a gente perceba é um ótimo meio de chamar a atenção e conquistar o seu público. Seja ativo e enfático e prove que tem um grande potencial.