Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como fazer uma apresentação oral profissional

Como fazer uma apresentação oral profissional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Como fazer uma apresentação oral profissional

Quando inicia uma apresentação pública feita oralmente olhe diretamente para o seu público ao iniciar o seu discurso.

As apresentações orais são normalmente classificadas em "conteúdos" e "entrega". O início da apresentação oral é fundamental porque é a sua introdução de si mesmo para o seu público. Tudo o que disser e fizer nos primeiros segundos podem definir o tom para o resto da apresentação.

Olhe para o seu público. Não olhe para baixo para as suas notas, exceto quando necessário, ou para as suas mãos ou pés. Ao iniciar a sua apresentação oral, procure duas ou três pessoas em diferentes lugares na sala, e olhe-as nos olhos. Serão elas o seu contacto com o público.

Mantenha a sua cabeça erguida e um sorriso nos lábios. Mesmo que a sua apresentação não seja sobre um tema particularmente feliz ou engraçado, não fará mal algum sorrir para o seu público antes de começar a sua apresentação oral.

Comece a sua apresentação oral com um comentário, facto citação, pois é algo que vai ficar no pensamento do seu público durante muito tempo, mesmo depois do seu discurso ter terminado. A chave é encontrar algo que retrate a essência do seu tema de forma profunda. Ela pode até mesmo resumir o seu tópico inteiro antes de o público ainda saber o sobre o que trata a sua apresentação. Isto eles irão reconhecer, obviamente, no final da apresentação.

Fale claramente e num tom moderado. Utilize mudanças de entoação regularmente para manter o seu público 'agarrado' ao seu discurso. Não há nada pior para um público do que um orador que abre a boca e a sua voz é grave ou, pior ainda, de alta-frequência. Mantenha um copo ou garrafa de água potável acessível no púlpito se for permitido, e saboreie-a com frequência nos últimos segundos antes de falar.

Conheça o seu discurso 'por fora e por dentro' e bem antes do tempo da apresentação pública. A prática faz a perfeição, e nada é mais perfeito numa apresentação oral do que não haver necessidade de consultar constantemente as suas notas. Faça pequenas notas ou lembretes à mão em pequenos cartões, mas refira-se a eles apenas quando absolutamente necessário.

Depois, mostre atitude, segurança e chame o público para si. Iniciar um subtema com um exemplo do quotidiano ou com uma piada que toda a gente perceba é um ótimo meio de chamar a atenção e conquistar o seu público. Seja ativo e enfático e prove que tem um grande potencial.


Ruben Duarte

Título: Como fazer uma apresentação oral profissional

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

785 

Comentários - Como fazer uma apresentação oral profissional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios