Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como estudar para um exame

Como estudar para um exame

Categoria: Outros
Comentários: 3
Como estudar para um exame

Os exames são uma parte necessária do estudo. A sua preparação pode tornar-se mesmo estressante. Uma vez que eles são tão importantes, é preciso estudar para que os melhores resultados sejam obtidos. Aqui estão alguns comportamentos e opções para melhorar suas habilidades no estudo. Adapte-os às suas necessidades e ao seu ambiente para fazer o melhor pela sua educação.

Crie um calendário. Faça a gestão do tempo com sabedoria para garantir que você estuda todos os temas previstos do exame. Lembre-se de fazer pausas regulares e sair e fazer exercício.
Reescreva as suas notas para auxílio de memória. Renovar ou refazer os seus apontamentos é ótimo se você for um aluno cinestésico. Além disso, quando você voltar a escrever algo, provavelmente você vai pensar sobre o que você está escrevendo e por que você escreveu. Mais importante ainda, isso atualiza a sua memória. Memorizar matérias às vezes não ajuda.

Você aprende, não cansa a sua memória, mas para isso certifique-se de compreender o que você está tentando aprender.

Encontre as horas certas para estudar. Não estude quando você estiver muito cansado. É melhor ter uma boa noite de sono depois de estudar por um tempo curto, do que forçar mais e ir até às duas da manhã. Você não vai se recordar do que leu e é provável que sua performance caia no dia seguinte.

Não force nem absorva demasiada informação de uma vez só. O congestionamento de informação na noite anterior é provado ser ineficaz, porque você está estudando tanta informação de uma só vez que é impossível memorizá-la toda - na verdade, dificilmente você vai reter alguma coisa. Estudar com antecedência e revisar várias vezes a mesma matéria é realmente a melhor maneira de aprender. Isto é especialmente verdadeiro com matérias como História e outras disciplinas mais teóricas.

Para diferentes temas, um estudo diferente. Se for Matemática, trabalhe mais à base de exercícios e resolução de situações problemáticas. Não basta ler sobre a matéria, como você faria para História, por exemplo. A Matemática exige prática e resolução de muitos exercícios. Lembre-se: se você não consegue resolver o problema antes do exame, você não será capaz de resolvê-lo no exame também.

Se você está estudando para um assunto mais social, releia suas notas, ou reescreva-as! Certifique-se de que você sabe o que você está falando (em vez de apenas memorizar as notas)!
Não basta copiar as suas anotações uma e outra vez. Isso tende a provocar a memorização das palavras exatas de suas notas em vez da compreensão dos conceitos reais. Em vez disso, leia e pense sobre o conteúdo dos seus apontamentos (nos exemplos que você usou no estudo) e use-os por outras palavras.

Escolha bons ambientes para estudar. Como você estuda melhor? Vestindo seu pijama ou sua t-shirt favorito? Com música ou sem? No seu quarto ou no exterior? Você provavelmente não será capaz de estudar de forma eficaz com distrações como ouvindo membros da família e ruídos externos. Algumas estratégias para gerir seu ambiente incluem: uma sala limpa, calma e bem arrumada. As bibliotecas públicas são geralmente uma boa opção. Esteja ciente de que os alimentos provavelmente não serão permitidos e você vai ter que manter o silêncio.

Estudar em uma sala escura não é recomendado. Utilize uma boa iluminação e abra suas janelas. As pessoas tendem a estudar e a se concentrar melhor em um quarto oxigenado, mais luminoso e com pouco ruído.

Desligue a TV. Algumas pessoas gostam de ter a TV silenciosamente em segundo plano. Isso pode funcionar em ambos os sentidos na medida em que pode distraí-lo, mas também pode ajudá-lo a continuar a estudar. Pode ser benéfico para começar a estudar com a TV ligada e depois desligue-a quando você estiver embalado mo estudo. A combinação de estímulos visuais e de áudio, provavelmente, reduzirão o seu desempenho estudar, pois torna-se mais difícil para o seu cérebro priorizar a aquisição de informações (trocando rapidamente a atenção entre estudar e assistir TV). O mesmo acontece com a utilização de música durante o estudo.

Planeje com antecedência. Sempre crie um plano antes de começar a estudar. Lembre-se que este plano tem que ser alcançável. Se em 5 lições 3 lições são fáceis e podem ser concluídas rapidamente, comece com elas para que possa passar mais tempo nas lições difíceis sem se preocupar. Pequenos truques como estes irão ajudá-lo a terminar as suas tarefas rapidamente.
Reveja suas notas. Quando você terminar de estudar uma página de suas notas, antes de passar para a próxima página, pergunte a si mesmo as questões relativas à matéria da página para ver se você se lembra do que você acabou de estudar. Também ajuda se disser as respostas para suas perguntas em voz alta, como se estivesse tentando explicar os conteúdos a alguém.

Pergunte-se: O que é que meu professor colocaria no exame?

Quais as matérias em que devo focar-me para o que eu preciso saber?

Peça ajuda. Se você precisar de ajuda, peça a alguém que seja bom nas matérias que você está estudando. Amigos, família e professores são todos boas opções.

Esteja preparado para o grande dia. No dia do seu exame, olhe para as suas notas antes do exame para que a informação ainda esteja fresca na sua cabeça. Tenha uma boa noite de sono na véspera e coma um bom pequeno-almoço no próprio dia. Depois, mantenha-se focado e… boa sorte!


Rua Direita

Título: Como estudar para um exame

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

617 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsabel

    16-04-2014 às 19:21:37

    Como devo estudar para fazer uma apresentação oral? Da área de psicologia, defender Trabalho de grupo... Como devo fazer?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 18:58:34

    Nossa, arrasaste com esse texto. Muito útil e prático. Parabéns e sucessos!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsabel

    16-04-2014 às 00:09:50

    Como devo estudar para fazer uma apresentação oral? Da área de psicologia, defender Trabalho de grupo... Como devo fazer?

    ¬ Responder

Comentários - Como estudar para um exame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios