Como escolher o piso ideal para cada ambiente



Para escolher o piso ideal para cada cômodo da casa, o primeiro passo é dividir a casa em três áreas: íntima, social e molhadas (cozinha, banheiro, lavanderia). A partir daí, fica mais fácil observar as características próprias de cada local, considerando fatores como maior ou menor movimentação de pessoas, interferência dos fenômenos naturais (sol, chuva), o risco de gordura e o uso de materiais de limpeza específicos, etc.
Primeiro, defina um objetivo para cada ambiente. No geral, áreas íntimas recebem pisos mais aconchegantes, já a cozinha, por exemplo, recebe pisos mais fáceis de limpar. Confira mais dicas sobre como escolher o piso ideal para cada ambiente:
Pisos frios - São todos aqueles que recebem revestimento de cerâmica, porcelanato ou de pastilhas. Portanto, seu uso é mais indicado para áreas molhadas, pois sua limpeza é mais prática e não requer muitos cuidados. Além disso, este tipo de piso tem maior durabilidade.
Para escolher um belo piso, dê preferência à cores neutras e texturas suaves. Também é importante considerar o clima do local onde está a residência. Climas mais quentes “pedem” pisos frios também nas demais áreas da casa. Neste caso, escolha pisos laminados.
Para a cozinha, cuidado para não escolher um tipo de piso que absorva a gordura. Assim, você evitará o aparecimento de manchas, que deixam o piso com aparência de velho ou encardido. Na região externa da casa, você pode escolher o tipo de piso de preferir, como os vários tipos de pedra, e outros materiais mais resistentes e antiderrapantes.
Pisos quentes - São os do tipo mais confortáveis, e por isso são indicados para área íntima e social. Um exemplo de piso atemporal é a madeira, que pode ser aplicada em forma de tábuas ou tacos menores. E para garantir sua durabilidade, é preciso lixar e passar verniz após sua instalação. Além disso, a madeira também requer alguns cuidados a mais, quando comparada com os pisos frios.
Outro tipo de piso quente são os carpetes. Este piso possui uma instalação rápida e garante melhores resultados quando o assunto é aconchego. O único ponto negativo do carpete é que ele acumula muita poeira e sujeira, por isso, sua limpeza requer alguns cuidados especiais.
Por fim, nunca se esqueça de que o piso é o responsável por grande parte do visual de um ambiente. Por isso, sempre analise as alternativas e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. As combinações são inúmeras.
Também vai gostar:
Veja na Rua Direita


