Como é transmitido o vírus HPV-16?
Quase todos os casos de cancro oral relacionado ao HPV têm sido associados a um determinado tipo de vírus: HPV-16. Embora ainda haja investigação a ser feita, os cientistas determinaram sua trajetória geral:
1. Um cara fica com o HPV-16 através do sexo vaginal com uma parceira infectada. Os preservativos são uma das maneiras de evitar a propagação do HPV, porém esse vírus pode ser transmitido tanto através de fluidos corporais (como a ejaculação e a saliva) quanto pelo contato pele a pele (incluindo o contato entre a vagina e o escroto), então, conclui-se que eles não são 100% eficazes.
2. O cara infectado recebe sexo oral (protegido ou não) de uma mulher, ela pega o vírus HPV-16 via oral. O cara infectado faz sexo vaginal protegido ou desprotegido com uma mulher, que fica com o vírus cervical HPV-16. Em seguida, ela faz sexo vaginal com um novo parceiro, que mais tarde passa HPV-16 de volta para ela através do sexo oral. Nota: Os médicos não acreditam que o HPV pode circular através de seu corpo de colo do útero para a boca. Ou seja, você não pode desenvolver HPV oral, simplesmente porque você tem HPV cervical.
4. As células HPV-16 infectadas podem evoluir para lesões pré-cancerosas, ou cancerosas. Essas lesões podem formar tumores nas costas da língua, ou na parte superior da garganta, e inchar os gânglios linfáticos. Cerca de 1/4 das lesões bucais cancerosas estão relacionados ao HPV.