Como Criar Rotinas para o Seu Filho?
Mas se os nossos filhos precisam de tanta coisa que lhes conseguimos dar de forma quase instintiva, existem fatores importantes no dia a dia que são fundamentais. O equilíbrio e a segurança e isto consegue-se com rotina.
Mas num dia a dia tão atarefado, como criar rotinas que transmitam regras, equilíbrio e segurança, sem que para isso seja obcecado pelos horários, escalas e agendamentos complicados? Siga algumas dicas que o podem ajudar a estabelecer rotinas sem se tornar num verdadeiro ditador.
Crie um horário para a hora de deitar. Durante as férias pode sempre ser mais permissivo, mas no decorrer do ano letivo cumpra as regras estabelecidas por si. A melhor forma de impor o horário combinar com os seus filhos que terão de ir dormir quando terminar determinado programa de televisão.
Evite saídas depois de jantar. Apesar de muitos pais insistirem que não há problema, sair á noite por sistema, vai destabilizar a hora de dormir e vai deixá-los excitados.
Crie a rotina da higiene. Se o seu filho tomar banho antes de jantar é o ideal. Se ele for mais pequeno permita que leve alguns brinquedos para a banheira de vez em quando. Desta forma a hora da higiene torna-se divertida e os hábitos começam a ser criados.
Ainda na higiene, crie o hábito de lavar os dentes com ele, tanto de manhã, como antes de deitar. Peça-lhe que ele a imite. Assim estará a ensinar e a adotar regras de higiene.
Na hora de brincar, deixe-o fazer o que quiser. Este é o tempo dele. Quer seja a jogar no computador, a brincar ou a “ginasticar” (como as crianças tanto gostam), deixe que seja ele a escolher a brincadeira que preferir. No entanto, estabeleça a regra e a rotina da arrumação. Ele brinca com o que quiser, mas terá de arrumar depois.
Uma boa ideia é juntos, fazerem um horário colorido e coloca-lo na porta do frigorífico, bem á vista de toda a gente. Inclua desenhos ou colagens, num horário onde o seu filho deverá ter de inserir a hora de lavar os dentes, a hora de comer, de estudar, de brincar e dormir.
Criar rotinas, não é difícil e mais importante de tudo é acompanhá-lo, pois ele olhará sempre para si como um exemplo e um modelo da melhor rotina de todas.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Luene
18-08-2014 às 06:27:49Na fase infantil realmente deve-se controlar a rotina e criar para que eles possam aprender o valor da constância, da perseverança e não desistir no meio do caminho.
¬ Responder - Sofia Nunes
18-09-2012 às 11:04:33Não sou a favor daquele controlo parental que restringe em demasia a criança, uma vez que, idealmente, os pais estão a criar cidadãos libertos de constrangimentos. No entanto, alguns hábitos rotineiros são bem-vindos, pelo menos aqueles que correspondem às necessidades básicas de alimentação, sono e higiene que convém que se mantenham pela idade adulta, contribuindo para uma boa saúde. É o caso da escovagem diária dos dentes, devendo ser iniciada com os dentes de leite.
¬ Responder