Como comprar equipamento electrónico usado... Fiável!
Pesquise o produto em si. Alguns produtos têm muita longevidade, alguns não duram tanto tempo. Além disso, existem versões de determinados produtos que podem ter uma falha conhecida. Leia comentários 'online', faça perguntas ao proprietário para ter uma ideia dos problemas que o equipamento possa ter. Por exemplo, pode surgir uma amostra de alguns dispositivos eletrónicos com várias denúncias sobre, por exemplo, a alça solta, ou o superaquecimento do aparelho quando ele fica inativo por alguns minutos. Se não tivesse feito a pesquisa preliminar, nunca teria sabido! Outra coisa a considerar é o que a embalagem do dispositivo traz se for comprado novo. Dessa forma, vai saber se há alguma coisa em falta e o preço deverá ser, obviamente, ajustado.
Um produto recondicionado não foi necessariamente utilizado, pode ter sido enviado de volta para o fabricante por uma razão estética, arranjado em conformidade e vendido como remodelado (muitas vezes com a garantia do fabricante). Um item recondicionado, por outro lado, pode ter sido utilizado e arranjado. Neste caso, vêm com uma garantia da empresa que está a vendê-lo, mas não do fabricante.
Pergunte sobre quem consertou ou renovou o produto. Se o fabricante fez isso, então há menos riscos do que se tivesse sido feito por um terceiro. Também pode ser capaz de descobrir o que aconteceu com o produtom se foi simplesmente arranjado ou alterado.
Se puder, compre com cartão de crédito. Muitos cartões de crédito oferecem proteção às suas compras. O serviço Paypal também fornece essa proteção se estiver a comprar no eBay.