Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Desde meados da década de 70, nossa sociedade está passando por uma transformação brusca, por dentro e por fora das pessoas que a compõem. Nesse meio, o Q.I., ou Quociente de Inteligência, está se tornando cada vez mais usado para classificar os mais aptos para o trabalho intelectual.

O QI é um sistema para medição da inteligência através de métodos lógicos, como perguntas de lógica, identificação de sequências numéricas ou geométricas (esses são os testes mais populares) e etc. O QI é medido por uma escala de média 100, quem, em um teste de QI, pontuar menos que isto, é considerado com uma inteligência inferior, e aqueles que pontuam acima de 100 têm uma inteligência superior.

Muitos livros já podem ser encontrados por aí, ensinando métodos para aumentar a inteligência, mas é preciso discernimento, pois embora toda atividade do cérebro seja benéfica, você não pode esperar aumentar o QI (que exige um treinamento sério, muito mais que simplesmente benéfico) com um livro que só apresenta palavras cruzadas, ou essas coisas fáceis.

Agora vou dar uma breve introdução sobre como se dá o desenvolvimento do cérebro, para que você possa entender como será capaz de aumentar o seu Q.I. Primeiramente, devemos imaginar o cérebro como um músculo, mesmo sem ser, será um exemplo meramente elucidativo. Quanto mais você exercita um músculo, mais ele se desenvolve, assim também se dá com o cérebro, só que de maneira extremamente mais complexa. Nosso cérebro é composto por aproximadamente 80 bilhões de neurônios (é mais conhecido como 100 bilhões, mas recentes pesquisas científicas apontaram só 80), e esse neurônios passam informações um para o outro, fenômeno conhecido como sinapse. Os neurônios que são mais usados, como por exemplo, os da memória, costumam se multiplicar com mais facilidade do que aqueles que não são usados frequentemente. Nosso cérebro é dividido em quatro lobos principais, dentre dezenas de outras subdivisões. Por exemplo, há uma parte do cérebro responsável pela interpretação dos idiomas e da fala, conforme você exercite essa região cerebral, com um curso de inglês, por exemplo, sua capacidade linguística melhorará ainda mais, por que foi exercitada.

O Mal de Alzheimer, por exemplo, se dá na maioria das vezes por falta de atividade cerebral. Se essas pessoas praticassem exercícios mentais durante o dia, com certeza, pelo menos a degeneração mental seria menor.

Então, para se ter um cérebro saudável, é necessário exercitá-lo, preferencialmente, na área que você mais deseja, pois você não pode colher banana de um coqueiro, nem pode melhorar muito sua capacidade artística exercitando a memória, por exemplo. Se você quer melhorar sua capacidade visual, tente jogos como xadrez, jogos de memória, puzzles...; se você quer melhorar seu raciocínio lógico, tente jogos como xadrez (novamente), teoremas, problemas de lógica...; para a memória tente quebra-cabeças e etc.

Lembre-se que muito depende da dificuldade, lógico que quanto mais difícil o jogo, mais neurônios serão exercitados e criados na área cerebral responsável pelo processamento daquele jogo, então opte pelos jogos mais difíceis, por exemplo, dominó e baralho são coisas facílimas, não penso que seu QI vai aumentar muito (se é que vai aumentar) jogando jogos como esses. Tente jogos realmente desafiadores. Eu, em minhas experiências pessoas, cheguei a aumentar 10 pontos de QI em 3 meses me exercitando 30 minutos por dia. Além das revistas especializadas nesses jogos como a revista Coquetel, recomendo também sites nesse ramo como o cerebromelhor.com.br .


Diego César

Título: Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Autor: Diego César (todos os textos)

Visitas: 10

761 

Comentários - Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios