Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)
O QI é um sistema para medição da inteligência através de métodos lógicos, como perguntas de lógica, identificação de sequências numéricas ou geométricas (esses são os testes mais populares) e etc. O QI é medido por uma escala de média 100, quem, em um teste de QI, pontuar menos que isto, é considerado com uma inteligência inferior, e aqueles que pontuam acima de 100 têm uma inteligência superior.
Muitos livros já podem ser encontrados por aí, ensinando métodos para aumentar a inteligência, mas é preciso discernimento, pois embora toda atividade do cérebro seja benéfica, você não pode esperar aumentar o QI (que exige um treinamento sério, muito mais que simplesmente benéfico) com um livro que só apresenta palavras cruzadas, ou essas coisas fáceis.
Agora vou dar uma breve introdução sobre como se dá o desenvolvimento do cérebro, para que você possa entender como será capaz de aumentar o seu Q.I. Primeiramente, devemos imaginar o cérebro como um músculo, mesmo sem ser, será um exemplo meramente elucidativo. Quanto mais você exercita um músculo, mais ele se desenvolve, assim também se dá com o cérebro, só que de maneira extremamente mais complexa. Nosso cérebro é composto por aproximadamente 80 bilhões de neurônios (é mais conhecido como 100 bilhões, mas recentes pesquisas científicas apontaram só 80), e esse neurônios passam informações um para o outro, fenômeno conhecido como sinapse. Os neurônios que são mais usados, como por exemplo, os da memória, costumam se multiplicar com mais facilidade do que aqueles que não são usados frequentemente. Nosso cérebro é dividido em quatro lobos principais, dentre dezenas de outras subdivisões. Por exemplo, há uma parte do cérebro responsável pela interpretação dos idiomas e da fala, conforme você exercite essa região cerebral, com um curso de inglês, por exemplo, sua capacidade linguística melhorará ainda mais, por que foi exercitada.
O Mal de Alzheimer, por exemplo, se dá na maioria das vezes por falta de atividade cerebral. Se essas pessoas praticassem exercícios mentais durante o dia, com certeza, pelo menos a degeneração mental seria menor.
Lembre-se que muito depende da dificuldade, lógico que quanto mais difícil o jogo, mais neurônios serão exercitados e criados na área cerebral responsável pelo processamento daquele jogo, então opte pelos jogos mais difíceis, por exemplo, dominó e baralho são coisas facílimas, não penso que seu QI vai aumentar muito (se é que vai aumentar) jogando jogos como esses. Tente jogos realmente desafiadores. Eu, em minhas experiências pessoas, cheguei a aumentar 10 pontos de QI em 3 meses me exercitando 30 minutos por dia. Além das revistas especializadas nesses jogos como a revista Coquetel, recomendo também sites nesse ramo como o cerebromelhor.com.br .