Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como as galinhas põem ovos

Como as galinhas põem ovos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 473
Como as galinhas põem ovos

Desde sempre se ouviu a expressão a "galinha ou o ovo"?.

Acerca disso o que se pode dizer é, contudo, como as galinhas saem dos ovos. As galinhas põem apenas um ovo por dia, pois este é um processo regulado pela presença de luz solar.

Mas, a falta de luz solar no inverno leva a que menos ovos sejam postos durante esta altura do ano. O ser humano pode, porém, enganar as galinhas, bastando para isso colocar luz artificial, uma lâmpada na capoeira.

O processo de pôr ovos começa quando a luz que entra pelos olhos da galinha ativa uma gândula fotossensível, chamada a glândula pineal. Logo que esta glândula pineal seja estimulada, desencadeia um processo que conduz à libertação de um óvulo, ou ócito, do ovário da galinha.

Com efeito, um ovo pode ser posto quer tenha sido fertilizado por um macho ou não. mas apenas os ovos fertilizados podem evoluir para pintos.

Na verdade, o ovo sai para o exterior através do ânus da galinha. Embora também saiam por aí, urina e fezes, há uma válbula chamada cloaca que separa o oviduto do intestino.
Quando os pintos saiem da galinha precisam de repousar vários minutos após saírem do ovo para recuperarem as forças.

Cada galinha continuará a pôr cerca de um ovo por dia até perfazer uma dúzia de ovos., conhecida por uma ninhada. Porém, se os ovos forem recolhidos todos os dias, a galinha continuará a pôr ovos, numa tentativa de produzir uma ninhada de 12.

Depois de põr o ovo, a galinha deixa o ninho, levando o embrião a arrefecer e suspender o desenvolvimento.

Desde que a temperatura do ninho se mantenha quente o suficiente, um embrião pode permanecer uspenso até duas semanas, até a galinha ter conseguido pôr uma ninhada completa.
Logo que seja produzida a ninhada, a galinha deixa de pôr ovos e começa a chocar, sendo este um processo que envolve sentar-se sobre os ovos por três semanas até os embriões se desenvolverem.

Assim, os pintos nascem todos ao mesmo tempo, com intervalos de poucas horas.
O interior do ovo, essencial para os pintos nacerem contem um embrião que é fertilizado e demora vinte e um dias a desenvolver-se. A casca é composta por carbonato de cálcio e a gema contém no saco vitelino, todos os nutrientes de que o pinto precisa para crecer.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como as galinhas põem ovos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 473

788 

Comentários - Como as galinhas põem ovos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios