Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Apanhar uma Mentira?

Como Apanhar uma Mentira?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 14
Como Apanhar uma Mentira?

Mentiras todos já dissemos uma. Quando eramos crianças, lá escapou uma mentirinha para evitar a palmada da mãe, mas acontece com muita gente mentir permanentemente. Pode nem ser uma mentira que incomode, que seja prejudicial, que interfira diretamente na vida de alguém, mas mentiras são mentiras e ninguém gosta de ser enganado.

Se uns mentem mais do que outros, também existem aqueles que facilmente são apanhados mesmo que a mentirinha seja pouca e pequena. Cara vermelha e atrapalhação são características de alguém que mentiu, mas que de fato não tem jeito nenhum para “pregar petas” a ninguém.
Mas afinal, como se pode identificar um mentiroso?

Há quem estude o comportamento do ser Humano de forma a identificar o sentimento que cada um de nós tem quando exprimimos alguma coisa ou quando somos colocados em determinada situação. Na mentira é exatamente assim. Existem alguns comportamentos que cada um de nós, de forma diferente, tem quando mente. Quer seja um pestanejar persistente, a rigidez nas pernas, a transpiração das mãos, existem sempre alguns pequenos “tiques” que revelam uma mentira.

Acontece em muito indivíduos, desviarem o olhar quando mentem, para logo depois observarem atentamente de forma a verificar se a sua mentira foi tomada em conta como verdade ou não.
Quando se mente, as cordas vocais podem ficar mais esticadas, pelo que a voz tem tendência a ficar mais fina e fraca. Por esta altura, o “mentiroso” terá tendência a falar mais alto, denotando a sua fraqueza vocal.

Também os lábios podem demonstrar nervosismo com o mentir. Morder ou lamber os lábios é uma das dicas para apanhar uma mentira.

Tocar o nariz demonstra momentos de tensão, tal como o erguer levemente um dos ombros.
A expressão facial num todo diz muito sobre a verdade que se diz. Rigidez é frequente na falta da verdade e num sorriso verdadeiro, as pálpebras superiores dobram-se ligeiramente sobre os olhos.

Que diz que nunca mentiu, está a mentir. Quer seja por vergonha, por orgulho, por querer atenuar uma situação complicada, todos nós já mentimos e há até estudos que indicam que somo todos mais mentirosos do que julgamos.

Se acha que está a ser vítima de uma mentira, mas não tem a certeza, deixa-se aqui uma última dica: Aproxime-se fisicamente do “mentiroso”. Vai ver que as dicas anteriormente indicadas vão realçar-se de forma extraordinária.


Carla Horta

Título: Como Apanhar uma Mentira?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 14

673 

Comentários - Como Apanhar uma Mentira?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios