Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Civilizações Pré-Colombianas

Civilizações Pré-Colombianas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
Comentários: 3
Civilizações Pré-Colombianas

Os Maias, os Astecas e os Incas existentes no continente americano eram populações indígenas, que já no século XVI possuiam alto grau de civilização e desenvolvimento.

Os Maias
Foram povos cuja civilização se desenvolveu na América Central na região da península do Iucatã. Sua economia se fez na agricultura, essencialmente no plantio do milho. Construiram templos monumentais, centros religiosos e observatórios de astronomia. Tinham uma classe de sacerdotes que se dedicavam a rituais religiosos, danças e jogos. Usavam instrumentos rudimentares, não tinham conhecimento do uso da roda e do arado. Para essa civilização a religiosidade e a arte estavam acima de outros conhecimentos, por isso não chegaram a construir cidades. Usavam de uma escrita hieroglífica para documentação histórica. O calendáario desenvolvido pelos Maias era dotado de grande perfeição.

Os Astecas
A civilização asteca desenvolveu-se onde hoje existe o México. A economia dessa civilização guerreira era baseada na agricultura e no comércio. Dedicavam-se à plantação de milho, cacau, algodão, tomate, feijão e tabaco. Vendiam diversos tipos de mercadorias, como animais, peles, cerâmicas, sal, tecidos, ouro, prata e pedras preciosas.

Fundaram cidades, tal como a capital Tenochtitlán, que se localizava onde hoje se ergue a Cidade do México. Desenvolveram a atividade da tecelagem, o trabalho com a cerâmica e a arte da ourivesaria. Usavam sinais pictográficos porque não desenvolveram uma escrita, embora tenham elaborado um calendário de muita exatidão.

Os Incas
Os Incas eram os índios quichuas, conhecidos como filhos do sol, que constituiram o maior império das Américas. Essa civilização se desenvolveu nas regiões do Peru, Equador, Bolívia e Chile. Fundaram cidades como a capital Cuzco, na Cordilheira dos Andes. Utilizavam-se de grande organização para controle das terras e de sua produção e divisão dos habitantes para o sistema de trabalho.

Tinham economia baseada na agricultura com plantio de milho, batata e tabaco. Construíam canais subterrâneos para irrigar o solo.

Desenvolveram o trabalho com a cerâmica, ouro, prata e cobre. Como o ouro e a prata eram abundantes no território Inca, acumularam grandes riquezas. Essa riqueza despertou a cobiça dos conquistadores espanhóis que acabaram por dizimar a civilização inca.
Essas três civilizações maravilhosas nos deixaram grande legado histórico.


Delene Aparecida Rodrigues

Título: Civilizações Pré-Colombianas

Autor: Delene Aparecida Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 22

799 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 04:38:44

    Que maravilhoso saber sobre as civilizações pré-colombianas. Muito bem explicado sobre os maias, incas e asteca. Fantástico, aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    05-09-2012 às 15:28:54

    O seu texto, se me permite dizê-lo, é muito interessante. Eu sou historiadora de arte e há relativamente pouco tempo assisti a um curso que falava sobre estes mundos completamente desconhecidos a propósito do Apocalipse anunciado para 2012. Mesmo assim, o meu conhecimento sobre estas civilizações não é muito vasto, por isso, achei de facto apelativo o seu texto. Não sei se é de adorar história, mas adorava conhecer estas civilizações prestes a desaparecer.

    ¬ Responder
  • Delene Aparecida RodriguesDelene Aparecida Rodrigues

    13-09-2012 às 04:42:44

    Daniela, assim como você, adoro história e também adoraria conhecer mais sobre essas civilizações, principalmente a cidade de Machu Pichu.
    Obrigada pelos comentários.

    ¬ Responder

Comentários - Civilizações Pré-Colombianas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios