Civilização Minóica
A civilização cretense durante a Idade do Bronze desenvolveu três fases distintas denominadas minoicas: Minoico Antigo (2700-2000 a.C.), Minoico Médio (2000-1750 a.C.) e Minoico Recente (1750-1400 a.C.).
No Minoico Antigo desenvolveram contactos com a região do próximo oriente e produziram vasos de pedra, carimbos e alguns artefactos de ouro. No Minoico Médio ouve um aumento das trocas entre Creta e outras regiões do Mediterrâneo Oriental. Em Cnossos, Mália e Festos foram erguidos magníficos palácios. Produziram-se pequenas peças em terracota. No Minoico Recente, o povo micénico ocupou Cnossos.
No final da Idade do Bronze (1600-1100 a.C.), a civilização micénica beneficiou da sua intensa atividade comercial. Era um povo guerreiro e avançado a nível técnico. Edificou fortalezas de proteção e contribuiu túmulos de forma circular. Após o seu ponto alto foi assolada por uma grave crise.
A civilização micénica obtém o seu nome da vila Micenas, situada no Peloponeso. Os micénicos já falavam grego. Não tinham uma unidade política, mas vários reinos micénicos. O centro político destes encontrava-se no palácio.
O mundo micénico entrou em crise, todavia os autores não estão em concordância nas razões. Fala-se em conflitos internos, alterações climáticas, cataclismos e pestes.