Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ciúme

Ciúme

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 3
Ciúme

O ciúme é uma reação complexa porque envolve um grande conjunto de emoções, pensamentos e reações físicas e comportamentais.

Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, este lembra e relembra ao casal que um não deve considerar o outro como certos. Pode encorajar os casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para garantir que o parceiro se sinta valorizado..

Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas, o ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a autoestima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos. Outra diferença entre ambos reside no facto de o ciúme, quando ultrapassa um certo limite, transforma-se em patologia, coisa que não acontece com a inveja. Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem para os cuidados com a própria vida, tão preocupados ficam com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a autoestima.

A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas que costumam ter raízes na infância. Nesse caso, o tratamento passa por aplicação de técnicas de psicoterapia para melhorar a confiança do paciente em si mesmo. O processo deve envolver a sua família, pois o apoio no lar é imprescindível nestes casos. Reduzido o sentimento de insegurança, é esperado que diminua a o sentimento de ciúme. Só quem confia em si mesmo pode confiar nos outros.

O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. Por isso, é fundamental apurar as causas desses sintomas e gastar a energia negativa em atividades.


Daniela Vicente

Título: Ciúme

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-08-2014 às 04:22:44

    O ciúme como zelo e cuidado, que não prejudica, mas cuida, é algo benéfico. Todo excesso, claro, traz prejuízos. Mas, o ciúme em si, aquele bem prejudicial, nunca faz bem a ninguém. E isso pode ser combatido com a autoconfiança. O ciumento precisa trabalhar isso em seu caráter e atitude. Ninguém gosta de estar com alguém ciumento(a).

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    18-09-2012 às 00:15:41

    Uma pitada de ciúme é das melhores coisas numa relação. Apimenta, entusiasma, demonstra atenção, carinho, preocupação e amor. mas e quando o ciúme é em excesso? A coisa pode complicar-se e mesmo quando uma relação termina deixa marcas que podem nunca mais passar. Fuja dos excessos, quer os sinta quer sofra por causa deles.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    10-09-2012 às 21:02:23

    Adorei

    ¬ Responder

Comentários - Ciúme

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios