Ciúme
Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, este lembra e relembra ao casal que um não deve considerar o outro como certos. Pode encorajar os casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para garantir que o parceiro se sinta valorizado..
Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas, o ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.
O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a autoestima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos. Outra diferença entre ambos reside no facto de o ciúme, quando ultrapassa um certo limite, transforma-se em patologia, coisa que não acontece com a inveja. Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem para os cuidados com a própria vida, tão preocupados ficam com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a autoestima.
O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. Por isso, é fundamental apurar as causas desses sintomas e gastar a energia negativa em atividades.
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
18-08-2014 às 04:22:44O ciúme como zelo e cuidado, que não prejudica, mas cuida, é algo benéfico. Todo excesso, claro, traz prejuízos. Mas, o ciúme em si, aquele bem prejudicial, nunca faz bem a ninguém. E isso pode ser combatido com a autoconfiança. O ciumento precisa trabalhar isso em seu caráter e atitude. Ninguém gosta de estar com alguém ciumento(a).
¬ Responder - Carla Horta
18-09-2012 às 00:15:41Uma pitada de ciúme é das melhores coisas numa relação. Apimenta, entusiasma, demonstra atenção, carinho, preocupação e amor. mas e quando o ciúme é em excesso? A coisa pode complicar-se e mesmo quando uma relação termina deixa marcas que podem nunca mais passar. Fuja dos excessos, quer os sinta quer sofra por causa deles.
¬ Responder - Daniela Vicente
10-09-2012 às 21:02:23Adorei
¬ Responder