Câmara Ecológica Municipal de Lisboa
O Jardim da Estrela tem sido alvo de diversos melhoramentos, tanto ao nível da sua imagem (através da colocação de marcos, caixotes do lixo, placas informativas, etc.), como nas infraestruturas – um novo parque infantil, por exemplo.
Sendo este espaço muito apreciado para a rodagem de filmes publicitários, e sendo realmente um local bastante frequentado por habitantes de Lisboa e visitantes da capital alfacinha, congratulo-me com o facto de ter sido este o lugar escolhido, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, para avançar com a sua iniciativa ecológica de reinserção e reabilitação do Rato Alfacinha!
Esta espécie, desumanamente perseguida pela Autarquia, nos anos 80, recebe agora mais tolerância e um habitat onde pode coexistir despreocupadamente com cisnes negros, pombos, pardais, cães (alguns domésticos e outros um pouco menos favorecidos pela sorte), para além de espécies piscícolas e de patos marrecos e mudos, entre outros.
É um espetáculo maravilhoso, e até mesmo ternurento, atravessar o jardim, de manhãzinha, e assistir ao alegre rebuliço destes roedores que, ora percorrem a margem do lago, meio a correr meio a pular, ora se aventuram a nadar freneticamente, com as suas cabecitas de fora de água – e revelam uma excelente perícia na natação.
Sem contar com o quiosque de leitura que aqui existe, o fértil ecossistema que constitui o lago dos ratinhos do Jardim da Estrela é, sem dúvida, um precioso e desejado local para quem procura combater o stress da vida citadina.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Briana
27-08-2014 às 12:19:32Parece ser um lugar bem agradável e gostoso de estar. Espero que possa continuar sendo preservada e cuidada.
¬ Responder - Paulo c. Alves
10-09-2012 às 11:10:58Este texto foi escrito no dia 11 de Julho de 1997.
¬ Responder