Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Benefícios de andar de bicicleta

Benefícios de andar de bicicleta

Categoria: Outros
Visitas: 2
Benefícios de andar de bicicleta

A bicicleta pode ser um meio de transporte alternativo, nomeadamente nas grandes cidades, por ser mais prático, económico e fácil de estacionar.
Na verdade andar de bicicleta reune várias vantagens para quem tem de andar na cidade à procura de local para estacionar o automóvel ou pagar parques de estacionamento.

Por outro lado, os condicionalismos económicos levam as pessoas a tentarem encontrar formas inteligentes e económicas de se deslocarem, e a bicicleta é o meio de transporte que apresenta mais vantagens em relação a todos os outros.

A troca de carro pela bicicleta está a ganhar cada vez mais adeptos ,
apesar de ainda se enfrentarem algumas faltas de respeito dos automobilistas em relação aos peões e ciclistas na via pública. Mesmo assim, este é um meio de transporte fiável, barato e,de grande utilidade e mais saudável.

Andar de bicicleta regularmente é também uma excelente forma de praticar exercício, com inúmeras vantagens para a saúde física e psicológica, sendo ainda uma atividade recomendada para todas as idades.

Os benefícios em pedalar incluem desde fortalecer o corpo e a alma e poupa muitas idas ao médico, em virtude de combater a obesidade, prevenir diabetes, reduzir o colestrol, melhorar o sistema cardiovascular, reduzir a tensão arterial e prevenir o stresse.

A bicicleta é ainda uma grande amiga do ambiente porque não liberta resíduos tóxicos para a atmosfera como o automóvel e a mota.
Deve pois ser o meio de deslocação preferido, seja para o trabalho, compras ou passeios.

Nalgumas cidades do mundo, adoptou-se já há muito tempo o conceito de mobilidade inteligente, deslocando-se a maior parte da população, de bicicleta, para todo o lado. Este não é visto como um meio de deslocação só para passeios na floresta ou á beira-mar, mas também para as viagens quotidianas, para emprego ou resolução de outros assuntos.

As crianças devem habituar-se desde pequenas a andar de bicicleta para treinarem o equilíbrio e a reação ao medo. Mas, devem sempre iniciar os treinos com a bicicleta de rodas e ser acompanhadas por um adulto.
O seu principal fator de risco á a falta de segurança na estrada, para os velocípedes.

Deste modo, não se deve esquecer nunca do capacete e do coleto refletor antes de iniciar qualquer percurso pedestre na cidade ou no campo.


Pedro gil Ferreira

Título: Benefícios de andar de bicicleta

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

638 

Comentários - Benefícios de andar de bicicleta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios