Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Atenas no século IV a.C

Atenas no século IV a.C

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Atenas no século IV a.C

A cidade de Atenas estava politicamente tripartida: as gentes da planície, os comerciantes e os agricultores. Quem dominava era aristocracia.

Na política de Atenas surge uma figura, Pisistrato, que defendia a demos. Consigo implantar uma tirania em 1560 a.C.. Hípias Hiparco, os seus filhos, participaram na tirania. Baseou o seu poder na demos, principalmente nos oprimidos. Lançou uma dízima a ser cobrada às trocas comerciais. Foi o fundo dessas taxas que permitiu uma política de apoio aos oprimidos. Nesta época desenvolveu-se a urbanística de Atenas, uma política de colonização, a primeira política de boas relações com outras cidades e de atividades artesanais. Piristrato teve perto de 30 anos no poder, com alguma oposição da aristocracia, mas com o apoio da demos. A tirania trouxe à cidade a prosperidade e a paz. Quem estragou o panorama favorável foi os seus filhos, dando um carácter negativo à cidade. Mais tarde, foram expulsos do poder, pois os atenienses não queriam a tirania. Atenas era agora uma cidade rica e próspera, que atrai gregos de outras cidades.

Esparta era uma cidade muito fechada ao mundo, enquanto Atenas era uma grande cidade a nível europeu. O poder da aristocracia acabou, alargando-se aos estrangeiros uma nova sociedade cívica. Com o fim da aristocracia Iságoras foi bater às portas de Esparta e outras cidades, pedindo apoio. Iságoras consegue dominar Atenas com apoio de Esparta, obrigando Clístenes a exilar-se. Contudo, a demos tem um grande fator decisivo e Clístenes volta ao poder. Os cidadãos novos (neopolitai) são muito importantes a nível económico na cidade, pois encontram-se ligados à produção cerâmica.

Atenas pretendia instituir a democracia, dando o poder a toda a comunidade. Todavia era uma democracia um pouco limitada, pois as mulheres, as crianças, os idosos, os estrangeiros e os escravos não participavam. Apenas cerca de 20% da população tinha acesso a participar na vida da cidade. O poder político de Atenas assentava numa Assembleia, Ekklesia. Esta assembleia não tinha mais de 5 mil pessoas e podia aplicar condenações (ostracismo, uma condenação política). Havia uma assembleia mais pequena, Boulé, que tinha por volta de 500 indivíduos. Esta pequena assembleia preparava tudo para a Ekklesia.

Daniela Vicente

Título: Atenas no século IV a.C

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

657 

Comentários - Atenas no século IV a.C

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios