Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Assinatura do Tratado de Lisboa

Assinatura do Tratado de Lisboa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Assinatura do Tratado de Lisboa

No final de 2007, o Mosteiro dos Jerónimos foi o palco escolhido para a assinatura de um acordo entre os diversos países que, à data, integravam a União Europeia. Esse acordo ficou conhecido como o Tratado de Lisboa, tendo os vários signatários chegado a Belém num elétrico da Carris, especialmente decorado para o efeito. Tal como em 1986, quando se ratificou a entrada de Portugal para a CEE, o claustro dos Jerónimos voltou a ser escolhido para um evento desta natureza e dimensão.

Alguns meses depois deste acontecimento solene (ainda se via o elétrico com a decoração alusiva à assinatura do tal tratado em circulação), num dia de forte sol e céu limpo, eu e alguns colegas do Inventário do Museu Nacional de Arqueologia assistimos a uma obra no passeio, diretamente em frente à varanda da nossa sala.

A obra decorreu ao longo de várias horas e nós íamos lançando palpites, tentando adivinhar qual o objetivo daquela intervenção. Uma vez que eram perfeitamente visíveis duas áreas individuais, ainda que contíguas, colocámos a hipótese de se tratar de duas casas de banho públicas, de carácter mais ou menos definitivo. No entanto, aquela não seria a melhor localização para uma estrutura com essas funções, mesmo em frente à entrada para o claustro e um dos acessos à igreja do mosteiro.

Além disso, também não se viam ligações nem canalizações que se conectassem, quer com o abastecimento de água, quer com o escoamento dos eventuais dejetos. Reinava o mistério!

Ainda se conjeturaram outras hipóteses, mas confesso que a que mais me ficou na memória foi mesmo a das casas de banho que, embora o local escolhido não fosse realmente o melhor, acabava por ser a uma infraestrutura com bastante utilidade, naquela zona da cidade.

Creio que foi só um ou dois dias depois do início desses trabalhos que se desvendou o mistério, revelando-se o propósito da obra. Esta destinava-se à colocação de duas lajes quadradas de mármore, as quais evocavam a assinatura desses dois acordos – a entrada de Portugal na CEE e o Tratado de Lisboa, ambos tendo como cenário o claustro do Mosteiro dos Jerónimos. Nestas duas lajes (cada uma consagrada a um dos tratados a que faziam alusão), encontram-se gravadas as assinaturas dos políticos envolvidos.

Várias foram já as ocasiões em que me vieram perguntar onde está o monumento evocativo da assinatura do Tratado de lisboa, pois trata-se de uma obra muito discreta, sem qualquer indicação para a sua presença, ali – uma sinalização vertical, por exemplo. E é, também, necessário ir com muita atenção a onde se passa, pois, sem querer (ou de propósito!) pode-se estar a pisar o nome de alguma individualidade digna de admiração e respeito.


Paulo c. Alves

Título: Assinatura do Tratado de Lisboa

Autor: Paulo c. Alves (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Comentários - Assinatura do Tratado de Lisboa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios