Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As sombras românticas da Lua

As sombras românticas da Lua

Categoria: Outros
Comentários: 4
As sombras românticas da Lua

A Lua tem sombras porque, tal como na Terra, nela existem elevações e depressões. Quando o Sol está refletido na Lua fá-lo em etapas (fases) e provoca as sombras, refletindo a sua poderosa luz nos pontos altos da Lua e não nos pontos baixos, parecendo que a face da Lua muda. À medida que a Lua orbita à volta da Terra e fica mais em linha com o Sol, ela fica com a sua superfície mais iluminada mais área de superfície, deixando menos sombra, até que a Lua cheia surge, e nessa fase o Sol está em todo o seu esplendor a iluminar a superfície lunar deixando quase nenhuma sombra nela.

As sombras lunares, a Lua em todas as suas fases, alimentam lendas, histórias e o imaginário de cada um de nós. Principalmente a Lua cheia. Sendo o corpo celeste mais próximo da Terra, a Lua tem desenvolvido uma série de mitos ao longo dos séculos e em todo o mundo.

O primeiro mito diz que a Lua muda de tamanho. O povo Inuit, indígena da Gronelândia, nomeou seu deus de Lua Anningan. De acordo com a sua história, Annigan persegue a sua irmã Malina, a deusa Sol, em torno do céu. Este trabalho cansativo, combinado com a falta de alimentos, faz com que Annigan fique muito mais fina. Este mito foi uma tentativa de explicar as fases da lua, uma vez que se altera de uma lua cheia para um quarto crescente.

Uma outra crença sustenta que há várias luas num determinado ano. Na China antiga, acreditava-se serem doze luas - uma para cada mês do ano. Além disso, acreditavam que todas essas luas eram feitas de água.
Uma outra lenda relacionada com a Lua é a existência de lobisomens. Quando a lua está na sua fase cheia, acredita-se que os lobisomens andam à solta. A história do lobisomem data desde a Grécia Antiga e ainda existe hoje no mundo inteiro. Esta lenda supõe que um homem amaldiçoado sofre mutações e se transforma num lobo no alvorecer de uma lua cheia.

Existe ainda a crença que tem a ver mais com descrença. Há quem diga que todas as alunagens não passaram de uma farsa que custou muito caro. Esta descrença afirma que as viagens à Lua foram um logro e nunca houve qualquer contato humano com ela. Como existem filmagens de simulações muito bem conseguidas sobre as alunagens, esses céticos acreditam que as ditas verdadeiras são, na realidade, também falsas.


Rua Direita

Título: As sombras românticas da Lua

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    28-07-2014 às 19:54:59

    Que texto bom, viu? As sombras românticas da lua nos faz imaginar que há muito mais mistério por trás dessa linda obra no céu escuro que é a lua! Adoro apreciá-la quando está em lua cheia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãofigo

    25-04-2014 às 10:37:30

    carina voce tem um sorrizo lindo e escreve muito bem, gostei muito de As sombras românticas da Lua

    ¬ Responder
  • Carina Anjo

    04-11-2014 às 11:34:47

    Muito obrigada Figo! Continue lendo os textos da Rua Direita.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 20:57:35

    A Rua Direita agradece pelo texto bem interessante. A lua é linda em qualquer esfera!

    ¬ Responder

Comentários - As sombras românticas da Lua

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios