Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As reformas de Marquês de Pombal

As reformas de Marquês de Pombal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 101
Comentários: 4
As reformas de Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou célebre, na História de Portugal, em virtude das inúmeras reformas que implementou, especialmente no âmbito do ensino.

Foi no reinado de D.José I, que o Marquês de pombal, sendo um estrangeirado, defendeu algumas ideias iluministas, implementando a partir delas, profundas reformas.

De entre as mais célebres, para a época, destacam-se: em 1759, expulsou os Jesuitas e retirou poderes ao Santo ofício;

-Iniciou uma reforma que contemplou todos os graus de ensino e que consistiu, básicamente na criação de escolas Menores, onde se ensinava a ler, escrever, contar, o catecismo e regras de boa educação, onde se aprendia o Grego, o Latim, o Hebreu e a Retórica;

-proibiu os manuais de ensino dos Jesuítas;

-fundou o Real Colégio dos Nobres, para educar os filhos da nobreza, com o objetivo de os preparar para exercerem as funções administrativas e diplomáticas,

-extinguiu a universidade de èvora, controlada pelos Jesuítas, e reformou a Universidade de Coimbra, elaborando novos estatutos, e criando novas cadeiras, como a Matemática, a Filosofia e as Ciências da Natureza;

-dotou esta universidade de laboratórios de física e química e de um observatório astronómico e teatro anatómico, onde se faziam dissecação de cadáveres.

Estas novas estruturas permitiram modernizar muito os métodos de ensino, em especial os que recorriam à experimentação de laboratório.

As reformas, protoganizadas pelo Marquês de Pombal, constituíram uma renovação pedagógica fundamental, na laicização do ensino. Isto significa que este deixou de estar nas ãos e sob influência da Igreja.

De entre o espírito iluminista, destacou-se ainda a criação da Casa Pia de lisboa, em 1780, por iniciativa de Pina Manique.

Esta instituição, assumiu desde logo, um importante papel no ensino, bem como na assistência de jovens desprotegidos.

Além disso, nesta mesa época, a Universidade de Évora, que era exclusivo da Companhia de Jesus, foi extinto, quando da sua expulsão.

A obra de Luís antónio Verney, da biblioteca Nacional de Lisboa, chamada "o Verdadeiro Método de Estudar", constituíu uma denúncia do anterior ensino, e exerceu grande influência na reforma pombalina do ensino.

A grande mudança em Portugal, foi neste período, do Marquês, a do ensino laico, e acessível a todos.

Tudo isto, provocou mudanças profundas na sociedade de então, assim como na cultura e uma nova política, a do Estado.


Teresa Maria Batista Gil

Título: As reformas de Marquês de Pombal

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 101

791 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    28-07-2014 às 15:30:03

    Adorei o conteúdo desse texto sobre as reformas de Marquês de Pombal. Muito obrigado!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntónio

    09-12-2013 às 17:22:22

    Gostei, tem muita coisa que as pessoas não sabem e que poderiam saber. De minha parte gostei.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoines

    09-12-2013 às 16:59:24

    esta muito bom

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:26:38

    Após o terramoto de 1755 que provocou a destruição de Lisboa o marquês de Pombal procedeu à sua reconstrução. Assim, mandou edificar os seus edifícios, sobre estacas, nalgumas zonas e ruas da capital.Além da reconstrução de Lisboa o marquês de Pombal fez reformas importantes em muitas áreas, nomeadamente no ensino , na política e religião.Foi ele que mandou expulsar os Jesuítas que tinham o cargo de ensinar.

    ¬ Responder

Comentários - As reformas de Marquês de Pombal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios