Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As Plantas e o Sol - Incrível!

As Plantas e o Sol - Incrível!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
As Plantas e o Sol - Incrível!

Ligados ao caule da planta encontram-se as raízes, as folhas e as flores, juntamente com os possíveis rebentos que aí se encontrem. O caule tem uma função semelhante à da nossa coluna vertebral. Ele permite que todas as partes da planta se mantenham unidas. Além disso, tem uma importância acrescida pois transporta a água necessária à vida da planta e ao processo realizado por ela para produzir alimento e se desenvolver.

O caule transporta os alimentos produzidos através do processo da fotossíntese, até todas as partes da planta. Algumas espécies de plantas, como as plantas carnívoras, são os predadores perfeitos para muitas espécies de insectos. Em contrapartida, estes também se aproveitam de outras espécies de plantas que não representam uma ameaça para eles para se alimentarem.

O afídeo, em menos de um segundo, o tempo que uma planta carnívora demora para capturar um insecto, pica o caule das plantas e suga seiva nutritiva que serve de alimento essencial à sua sobrevivência.

O sol é fundamental no processo de fabrico de alimento. Portanto, algumas espécies de plantas desenvolveram formas de capturar ou absorver a luz de que precisam durante mais tempo, durante o dia.

No caso particular do girassol, ele gira conforme a posição que o sol assume durante o dia, desde o nascer do dia até ao anoitecer. Desta forma conseguem tirar o máximo partido da exposição solar.

A ervilheira de cheiro utiliza outra técnica. Como não tem tempo para desenvolver um caule forte, utiliza gavinhas encaracoladas finas e muito flexíveis para se enrolar e para conseguir chegar a outras plantas que não se encontrem perto dela. Uma vez agarrada a outra planta, ela utiliza-a como sustento e sobe rapidamente até ao seu cimo.

A árvore da borracha deixa cair dos seus ramos raízes aéreas peculiares que posteriormente crescem até chegarem à terra. Assim que estas raízes aéreas, denominadas de raízes fúlcreas, chegam ao solo transformam-se em pouco tempo em troncos.

Cerca de mil destes ‘falsos’ troncos encontram-se em Calcutá e estes troncos resultaram de apenas uma árvore. Com uma só árvore podemos obter uma floresta! Esta árvore povoa grandes espaços em muito pouco tempo, não sendo muito exigente em termos de condições para a sua subsistência.


Ruben Duarte

Título: As Plantas e o Sol - Incrível!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 4

658 

Comentários - As Plantas e o Sol - Incrível!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios