As máscaras das pessoas
Desde sempre que o ser humano se disfarçou por inúmeros motivos. E, usou máscara para encobrir tudo, como por exemplo ostentar riqueza e ser pobre, casamento perfeito, e ter amantes, mostrar religiosidade e cometer crimes, e outras como a pedofilia, em pessoas amáveis, abuso sexual, ou roubo, em pessoas que ninguém imaginaria.
Com efeito, as máscaras que hoje se usam são cada vez mais sofisticadas, embora mais descaradas. São no próprio local de trabalho, na rua, nos hospitais, nos bancos, etc.
Se lermos os jornais diários, elas estão lá bem presentes e retratadas, e pode mesmo dizer-se que já quase nem ficamos espantados porque elas estão em toda a parte e em todos.
Especialmente em que tem acesso ao poder e dinheiro. Estes usam-nas sempre para camuflar o crime. No entanto elas têm sido descobertas e ainda há muitas para descobrir.
Em face de tal realidade mascarada e camuflada, já quase nem se distingue o bem do mal. Ou seja, o bem de hoje é o mal do passado, dos tempos onde, quem estava á frente, devia dar o exemplo. Hoje não se dá exemplo nenhum, apenas para o roubo descarado, abusos de toda a ordem, inclusive da parte da igreja. Essa está mesmo à frente, da pedofilia e da ostentação do dinheiro.
Contudo, não são os criminosos que vão parar a cadeia pelas suas máscaras descaradas. Como para estes tudo é legal, há quem pague por eles. Ou seja, os que nada têm e que nem ficam impunes, como eles, os criminosos de cara destapada.
Além destas máscaras ostensivas, ainda há outras, como as usadas na estética, que transforma rostos feios em bonitos,das sociedades secretas, dos clubes particulares, onde tudo se faz,etc,. Podia pois, enumerar-se um sem número de máscaras muito usuais na sociedade atual, em todo o mundo.
O problema é que já quase nem se distinguem, pois elas estão presentes em todos os locais e em toda a parte. Parece que o ser humano se disfarçou e já nem é ele próprio, pois o que interessa não é o ser, mas o parecer "ser".
É esta a nova realidade mundial, onde nós pensamos que estamos em face de uma pessoa e depois descobrimos que estamos com outra.
O pior é que o exemplo é dado por quem está á frente de tudo, o que devia contribuir para formar verdadeiros cidadãos, que preservassem valores que contribuíssem para o bem-estar do homem e do mundo.
Ao invés predomina já o seu oposto, pois em vez da sua evolução assistimos á degradação de tudo o que o Homem teria direito, à sua paz e liberdade.Em vez disso predomina e escravidão moral e a pobreza das coisas mais prementes de uma sociedade.
E, todos contribuem para isso!