Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As crianças devem aprender a ouvir a palavra não

As crianças devem aprender a ouvir a palavra não

Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
As crianças devem aprender a ouvir a palavra não

Quem tem filhos sabe o difícil que é educar e principalmente dizer não. O afecto, a ternura e a comunicação são os instrumentos básicos para conseguir este resultado Todavia, é necessário e saudável que se estabeleçam desde cedo limites claros para os filhos. Dizer não também é educar.

A palavra “não” deve ser pronunciada sempre que seja necessário e desde cedo. Se desde pequeninas as crianças souberem que conseguem ter e fazer tudo o que lhes apetece, mais tarde a criança pode vir a tornar-se um pequeno tirano arrogante, e, no futuro, um adulto intolerante a derrotas, uma pessoa que não aceita limites. O importante é habituá-los desde pequeninos, mesmo que custe e parece que não estamos a agir da melhor maneira.

Estudos feitos revelam que ao dizer “não” às crianças a partir de um ano, altura em que começam a testar os limites, os pais e familiares estão a prepará-los para a vida, a ensinar-lhes a aceitar a rejeição e a aprenderem a aceitar o “não”. É importante que se aperceba desde cedo que a criança na vida às vezes se ganha, e em outras, se perde.

Mas não é raro os pais sentirem-se inseguros em proibir coisas a seus filhos, não sabendo muitas vezes como o fazer, preferindo ir pelo caminho mais fácil e agradável: o de ser um pai “porreiro”. Mas ser pai é muito mais que ser bonzinho, é uma função de responsabilidade social, uma vez que se está a educar um futuro adulto. E o que se pretende é que a criança se torne uma pessoa responsável, madura e autónoma.

Os pais devem dizer “não” de forma firme convincente, sem voltar atrás nas suas decisões, sem vacilar por mais gritos, birras, bater de pés e choradeiras que possa receber com a sua resposta.

Aprenda a dizer o “não” com o tom certo. A ordem não vai ser mais respeitada se a disser aos gritos

Tente explicar-lhe a razão do “não” e que não é correcto estar sempre a pedir coisas e que há um limite para tudo. Se voltar atrás na sua palavra, só estará a piorar a situação e a fazer com a criança se sinta poderoso.

E esta atitude deverá ser seguida por todas as pessoas que rodeiam a crianças, desde os avós, tios, educadores e pessoas que lidam com ela. Qualquer regra que você tenha estabelecido cairá no esquecimento se, ao cuidar da criança, alguns a aplicam, outros não. Com esta atitude, todos irão estar a moldar a sua personalidade.



Catarina Bandeira

Título: As crianças devem aprender a ouvir a palavra não

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-07-2014 às 16:51:09

    Não apenas dizer a palavra "não" à criança, mas explicar o porquê do não. Claro, a criança ou o filho precisa saber diferenciar o não. Muito bom esse texto.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 22:53:19

    Quantas vezes caímos no erro de não dizer "Não"? Passamos demasiado tempo a trabalhar e damos pouca atenção aos nossos filhos. Como compensação dizemos "Sim" tantas vezes que quando chega a altura de dizer "Não" corremos o risco de não o saber dizer. Criar o habito de saber ser firme é importante.

    ¬ Responder
  • victoriavictoria

    14-07-2010 às 22:54:36

    vc e mae e vc sabe lidar com seus fihows quais os nomes dele

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntónio

    31-07-2009 às 11:40:58

    Todos os pais deveriam ler este texto!!No meu tempo, ai de mim se fizesse uma birra, hoje em dia é o mais comum de ver num supermercado, na praia..
    Estive num casamento, onde na missa uma menina não parava de andar de um lado para o outro, quando foi chamada à atenção, desatou a bater na mãe. Ora se fosse meu filho já estava na rua levando uma boa palmada! Mas a pobre coitada da mãe, só agarrava a mão da garota e ainda achava piada.

    ¬ Responder

Comentários - As crianças devem aprender a ouvir a palavra não

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios