Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As coisas Simples.

As coisas Simples.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 5
As coisas Simples.

Simplicidade. Uma palavra cheia de significado, no entanto é ignorada por tanta gente. Multidões caminham todos os dias ao nascer do sol para os empregos, para as suas tarefas habituais, passam horas a reclamar da vida, da família, dos amigos, dos inimigos, das pessoas em geral, da política, dos governos, do patrão, do empregado, da mãe, da sogra, do filho, e até do próprio cachorro que não tem culpa de ter nascido. Por vezes damos demasiada atenção a coisas fúteis, sem significado, vazias. Por vezes preferimos passar o dia frustrados, de trombas, irritados com toda a gente e não percebemos porque é que o mundo conspira contra nós. A verdade é que segundo a lei da atração tudo o que projetamos para o universo, o próprio universo nos devolve. Portanto, se lhe enviamos todos os dias factos negativos da nossa existência, o mais certo é que o negativismo também nos acompanha a vida toda.

Mas, será que num mundo tão cheio de dificuldades quer económicas, quer físicas, quer emocionais, podemos apreciar as coisas simples que a vida nos dá? A verdade é que todos os dias temos acesso a coisas maravilhosamente simples só que as desperdiçamos por causa do nosso próprio egoísmo e resignação. Onde andam elas? A resposta está dentro de cada um de nós. Como seres individuais, com personalidades tão diferentes, temos gostos e aspirações na tida. Se já não temos, tivemos outrora. O que é importante refletir é que, se temos coisas que nos agradam porque continuamos todos os dias à procura de motivos para continuarmos irritados, chateados e stressados?

E que coisas simples são essas? Posso referir alguns exemplos: Um por do sol, uma boa refeição, uma companhia agradável, uma conversa interessante, um simples bom dia ou boa noite, um obrigado, um por favor...Podia passar o resto do dia a falar disto mas não preciso de o fazer pois, tenho a certeza que inconscientemente, ou não, continuou a lista mentalmente.

Assim sendo, porque não começa já hoje a praticar o conceito de simplicidade? Concerteza vai notar que a sua vida tem muito mais interesse do que aquilo que pensa o que, por sua vez, vai permitir que desfrute mais vezes das coisas que o fazem ficar feliz.

Jovita Capitão

Título: As coisas Simples.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 2

664 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:48:43

    A simplicidade me fascina! Enxergar os momentos simples, as conversas, tudo ao nosso redor é de se apreciar a cada dia. Vamos viver com o que é simples!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Jorge Nuno

    21-09-2012 às 23:35:57

    A felicidade sente-se e vive-se nas coisas simples! Bem escrito, Jovita.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    23-10-2012 às 06:39:29

    Obrigada pelo seu comentário jorge Nuno.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder
  • Carlos Neves

    21-09-2012 às 22:57:41

    Minha querida amiga

    Adorei a simpilicidade do seu tema. Acredito mesmo que conseguiu provar que o mais complexo da vida é conseguir ver a simplicidade. Concordo, aprecio, agradeço as suas palavras, porque muitas vezes as tenho de usar.
    Serve-me de argumentação para demonstrar a algumas pessoas enredadas na teia da depressão que bastava esperaram todos os dias pela magia do nascer do sol, para encontrareem motivos para viver.
    Estou feliz por ir encontrando aqui e ali as suas reflexões e estou a ficar seu fã, além de amigo.

    Um dia, quando se lembrar amplie os desenhos simétricos e preciosamente elaborados de um cristal de gelo, formado por uma simples gotícula de água.

    Depois ficará inspirada para escrever ainda mais, sobre as coisas simples que povoam a nossa complexa vida.

    Boas inspirações, vá dando noticias

    Carlos Neves

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    10-10-2012 às 22:58:19

    Boa noite Caro amigo e professor Carlos Neves. Agradeço mais uma vez o seu comentário a respeito da minha escrita. E fico mesmo muito feliz de ter gostado deste texto específico. Significa que valeu a pena tê-lo escrito. Até breve.

    Os meus cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder

Comentários - As coisas Simples.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Arrendamento Jovem: Porta 65

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Arrendamento
Arrendamento Jovem: Porta 65\"Rua
Ouvia-se há uns tempos atrás – Quem casa, quer casa! Tão correcta e tão certa, esta frase mantém-se para tudo e para todos. Mas, como dizia outro alguém, os tempos e as vontades também mudaram, e hoje em dia não é só quem casa que quer casa.

Cada vez mais somos independentes e cada vez mais cedo. Sair de casa e ser independente, gerir a sua vida financeira e emocional está nos planos de muitos jovens. Sós ou acompanhados, partem então para a aventura de viver sozinhos, mesmo que seja na mesma rua onde moram os pais – sempre se janta ao cimo da rua, certo?

Com as oscilações das taxas de juro nos últimos anos, o mercado da casa própria por empréstimo bancário caiu, dando lugar ao mercado do arrendamento de imóveis. Alugam-se mais casas e aquelas que estavam desocupadas há muitos anos, ganharam vida com novos inquilinos e roupa estendida nos estendais.

Entre arrendamentos e jovens, a distância não é muita, mas entre jovens e grande poder de compra a distância é abismal. Mas então como podem os nossos jovens arrendar casa se ganham pouco e saem tarde? A resposta pode vir mesmo de cima e não é do céu.

Há uns anos o Governo Português resolveu criar um sistema que ajuda a apoia ao arrendamento jovem de forma a incentivar á independência, ao arrendamento e ao incentivo aos jovens. Chama-se a Porta 65.

Um dos objectivos é trazer vida a muitas zonas necessitadas de gente jovem e em progresso.

Após a candidatura, o Governo oferece aos jovens habilitados, uma percentagem da renda da casa o que lhes permite um desafogo muito grande.

Mas nem toda a gente se pode candidatar. Para ter direito a este subsídio, não pode candidatar-se a mais nenhum relativamente a arrendamento. Não pode ser proprietário de outro imóvel, nem ter mais nenhum contrato de arrendamento. Tem de ter mais de 18 anos e pode usufruir até aos 30. Acima de tudo é obrigado a ter um contrato de arrendamento legal, com imposto de selo da Repartição de Finanças pago e o imóvel não pode ser de nenhum familiar directo.

Estes são apenas alguns requisitos (existem mais uns quantos) exigidos aquando a candidatura. Os documentos podem ser apresentados via internet e depois é esperar pela resposta.

Apesar deste apoio ser importante e fundamental para muitos jovens, a verdade é que é muitas vezes complicado. Arrende sem contar com isto, mas nunca deixe de se candidatar.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Arrendamento Jovem: Porta 65

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 21:37:31

    Que bom saber desa forma de incentivo aos jovens em morar sós. Essa porta 65 parece ser bem interessante, a Rua Direita agradece pelas informações. Acredita-se que muita gente não sabe.

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios