As amantes dos Reis: de D. Miguel I a D. Manuel II
D. Pedro IV não teve amantes, até porque faleceu precocemente. No seu curto casamento, não foi infiel, pois amava a sua esposa, D. Estefânia, que morreu pouco tempo depois de terem casado.
D. Luís I, após o nascimento do infante D. Afonso, recomeçou as suas aventuras pelo leito feminino. Em 1869, encontramos referência a Marina Mora, com quem teve um filho, Pedro Luís António Pretti. D. Luís teve várias amantes descaradas, que andavam atrás do seu dinheiro. Destaca-se Rosa Damaceno das suas amantes, aparecendo a alusão a esta a partir de 1886. Era atriz no teatro D. Maria II.
Também D. Carlos usufrui da fama de adorar estar na presença do sexo feminino. Quando ia para Cascais de férias, ia todos os dias para a Boca do Inferno, onde ficava à conversa com as donzelas e madames. Das suas aventuras, conhecem-se a condessa de Paraty, a viúva de César Viana de Lima e a condessa da Guarda. Das muitas piadas que se fazia na altura sobre a monarquia portuguesa, destacamos uma:
Tem retrato na sala
Mas da p… que o pariu
Não tem retrato nem fala!»
D. Manuel, como filho de D. Carlos, não podia deixar de ser um aventureiro. Em 1909, conheceu a atriz e bailarina Gaby Deslys (Maria-Elise Gabrielle Caire), em Paris, com quem teve uma relação duradoura, que foi pública. Nasceu em Marselha, a 4 de novembro de 1881 e faleceu no mesmo lugar em 1919. D. Amélia não gostava nada desta relação e tinha medo que D. Manuel tivesse intenções de ter uma vida amorosa tão intensa como a do pai. Em 1913, casou com a sua prima, D. Augusta Vitória. Esta, mesmo em exílio, intitulou-se Rainha de Portugal. Não se sabe se teve alguma amante durante o seu casamento, mas muito provavelmente não.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Gabriel Soares
16-12-2014 às 19:02:48Como assim Pedro IV, não foi infiel? Mas ele tinha se casado primeiramente com Dona Maria Leopoldina quando era conhecido como Dom Pedro I do Brasil, por que isso é tão errado?
¬ Responder - Rafaela
18-08-2014 às 05:42:20Adorei o texto sobre as amantes dos reis. Não tá muito diferente de hoje com essa época...srrsrs
¬ Responder - Maria De Nogueira
08-02-2014 às 16:36:09Nunca li tantas asneiras, mentiras e imprecisões.
¬ Responder
Onde é que se licenciou em insidias? A primeira filha de D. Miguel nasceu em 1832, no tempo do cerco, quando solteiro. Foi criada por uma aia portuguesa. Depois deste acontecimento não lhe foram conhecidas nem atribuídas amantes. Escreve ainda que D. Pedro não teve amantes???
Só filhos fora do casamento teve 18. Cuide da sua cultura e não acredite em tudo o que lê na internet. Comece por «Domitila de Castro Canto e Melo» e depois dedique-se ao tema com maior responsabilidade pelo que escreve. Boa sorte - juca
11-07-2014 às 23:28:33muito obrigado pelo seu esclarecimento
¬ Responder