Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis

As amantes dos Reis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 42
Comentários: 1
As amantes dos Reis

As amantes dos reis sempre foi uma constante na história, portanto não devemos ignorá-la.
Destaca-se na história de D. Afonso Henriques a senhora Châmoa Gomes, sua amante, filha de Gomes Nunes de Pombeiro, mulher de Paio Soares da Maia. Era sobrinha do amante de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, Fernão Peres de Trava. Um dos três filhos de Châmoa Gomes com o seu legítimo esposo, Pedro Pais, foi alferes-mor de D. Afonso Henriques, assim como o seu meio-irmão, filho de D. Châmoa com o monarca português, D. Fernando Afonso. Mais tarde, após a queda do monarca em Badajoz (1169), ambos foram para a corte de D. Fernando Afonso. D. Châmoa foi borregã de D. Afonso Henriques, uma espécie de prostituta privada dos dias de hoje. Fala-se que o monarca queria mesmo casar com esta moça, mas não faz muito sentido, pois uma recente monarquia não precisa de situações delicadas como esta seria.

D. Afonso Henriques teve outro bastardo, Pedro Afonso, mas desconhece-se a mãe. Também este bastardo teve um lugar de destaque na corte portuguesa. Sabe-se ainda de uma paixão por Elvira Gualter, possivelmente, mãe dos bastardos D. Teresa Afonso e D. Urraca Afonso. Algumas fontes referem ainda que Elvira Gualter foi a mãe de todos os bastardos do monarca.

Ao seu filho, D. sancho I conhecem-se- duas amentes: Maria Aires de Fornelos, filha de Aires Nunes de Fornelos, e D. Maria Pais Ribeira (a Ribeirinha), filha de Paio Moniz de Ribeira e Cabreira e de D. Urraca Nunes de Bragança. Segundo se consta estas relações tiveram lugar após a morte da rainha D. Dulce, em 1198. Destas amantes teve 8 filhos, dois da primeira (D. Martim Sanches e D. Urraca Sanches), e seis da segunda. Estes constaram do seu testamento.
D. Afonso III teve dois filhos bastardos, e, ao contrário do seu pai, não os colocou no seu testamento. Pouco se sabe da sua relação com estes filhos bastardos, enquanto os filhos bastardos de D. Afonso Henriques, conviviam com ele e com os filhos legítimos. Provavelmente, não eram filhos da mesma mulher, mas fruto de relações pontuais por onde passava nas suas viagens pelo Reino.

Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 42

671 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãozilda

    11-07-2014 às 23:25:28

    adorei muito o texto de amantes dos reis

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios