Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis

As amantes dos Reis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 42
Comentários: 1
As amantes dos Reis

As amantes dos reis sempre foi uma constante na história, portanto não devemos ignorá-la.
Destaca-se na história de D. Afonso Henriques a senhora Châmoa Gomes, sua amante, filha de Gomes Nunes de Pombeiro, mulher de Paio Soares da Maia. Era sobrinha do amante de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, Fernão Peres de Trava. Um dos três filhos de Châmoa Gomes com o seu legítimo esposo, Pedro Pais, foi alferes-mor de D. Afonso Henriques, assim como o seu meio-irmão, filho de D. Châmoa com o monarca português, D. Fernando Afonso. Mais tarde, após a queda do monarca em Badajoz (1169), ambos foram para a corte de D. Fernando Afonso. D. Châmoa foi borregã de D. Afonso Henriques, uma espécie de prostituta privada dos dias de hoje. Fala-se que o monarca queria mesmo casar com esta moça, mas não faz muito sentido, pois uma recente monarquia não precisa de situações delicadas como esta seria.

D. Afonso Henriques teve outro bastardo, Pedro Afonso, mas desconhece-se a mãe. Também este bastardo teve um lugar de destaque na corte portuguesa. Sabe-se ainda de uma paixão por Elvira Gualter, possivelmente, mãe dos bastardos D. Teresa Afonso e D. Urraca Afonso. Algumas fontes referem ainda que Elvira Gualter foi a mãe de todos os bastardos do monarca.

Ao seu filho, D. sancho I conhecem-se- duas amentes: Maria Aires de Fornelos, filha de Aires Nunes de Fornelos, e D. Maria Pais Ribeira (a Ribeirinha), filha de Paio Moniz de Ribeira e Cabreira e de D. Urraca Nunes de Bragança. Segundo se consta estas relações tiveram lugar após a morte da rainha D. Dulce, em 1198. Destas amantes teve 8 filhos, dois da primeira (D. Martim Sanches e D. Urraca Sanches), e seis da segunda. Estes constaram do seu testamento.
D. Afonso III teve dois filhos bastardos, e, ao contrário do seu pai, não os colocou no seu testamento. Pouco se sabe da sua relação com estes filhos bastardos, enquanto os filhos bastardos de D. Afonso Henriques, conviviam com ele e com os filhos legítimos. Provavelmente, não eram filhos da mesma mulher, mas fruto de relações pontuais por onde passava nas suas viagens pelo Reino.

Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 42

671 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãozilda

    11-07-2014 às 23:25:28

    adorei muito o texto de amantes dos reis

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios