As amantes dos Reis
Destaca-se na história de D. Afonso Henriques a senhora Châmoa Gomes, sua amante, filha de Gomes Nunes de Pombeiro, mulher de Paio Soares da Maia. Era sobrinha do amante de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, Fernão Peres de Trava. Um dos três filhos de Châmoa Gomes com o seu legítimo esposo, Pedro Pais, foi alferes-mor de D. Afonso Henriques, assim como o seu meio-irmão, filho de D. Châmoa com o monarca português, D. Fernando Afonso. Mais tarde, após a queda do monarca em Badajoz (1169), ambos foram para a corte de D. Fernando Afonso. D. Châmoa foi borregã de D. Afonso Henriques, uma espécie de prostituta privada dos dias de hoje. Fala-se que o monarca queria mesmo casar com esta moça, mas não faz muito sentido, pois uma recente monarquia não precisa de situações delicadas como esta seria.
D. Afonso Henriques teve outro bastardo, Pedro Afonso, mas desconhece-se a mãe. Também este bastardo teve um lugar de destaque na corte portuguesa. Sabe-se ainda de uma paixão por Elvira Gualter, possivelmente, mãe dos bastardos D. Teresa Afonso e D. Urraca Afonso. Algumas fontes referem ainda que Elvira Gualter foi a mãe de todos os bastardos do monarca.
Ao seu filho, D. sancho I conhecem-se- duas amentes: Maria Aires de Fornelos, filha de Aires Nunes de Fornelos, e D. Maria Pais Ribeira (a Ribeirinha), filha de Paio Moniz de Ribeira e Cabreira e de D. Urraca Nunes de Bragança. Segundo se consta estas relações tiveram lugar após a morte da rainha D. Dulce, em 1198. Destas amantes teve 8 filhos, dois da primeira (D. Martim Sanches e D. Urraca Sanches), e seis da segunda. Estes constaram do seu testamento.
D. Afonso III teve dois filhos bastardos, e, ao contrário do seu pai, não os colocou no seu testamento. Pouco se sabe da sua relação com estes filhos bastardos, enquanto os filhos bastardos de D. Afonso Henriques, conviviam com ele e com os filhos legítimos. Provavelmente, não eram filhos da mesma mulher, mas fruto de relações pontuais por onde passava nas suas viagens pelo Reino.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- zilda
11-07-2014 às 23:25:28adorei muito o texto de amantes dos reis
¬ Responder