Aprenda a gerir o seu dinheiro
Por norma, sou um pessoa bastante contida nos gastos e poucas são as vezes que “perco a cabeça” comprando algo cujo valor está francamente acima das minhas posses. Por exemplo, tenho algumas regras de ouro que sigo à risca quando vou fazer compras, especialmente quando faço as compras para a casa.
Antes de mais, escolho sempre uma grande superfície para fazer estas compras, não só por ter preços mais em conta, mas também porque têm uma grande oferta e um grande leque de produtos de diferentes naturezas.
Procuro fazer compras para todo o mês, evitando várias deslocações ao mesmo local. Assim, são menos as possibilidades de “cair em tentação”, pois, como todos os comerciantes, também nas grandes superfícies se vende “gato por lebre” e há que estar sempre atento às falsas promoções. Lembre-se:
- faça uma lista de compras e evite gastos extras;
- procure não fazer compras quando está com fome; é vulgar comprar doces ou guloseimas desnecessárias nestes casos;
- procure memorizar os locais dos diferentes produtos, evitando deambular pelos corredores tomando contacto com outros produtos que não fazem parte da sua lista inicial;
- tente ignorar as “ilhas” colocadas estrategicamente nos corredores centrais;
- compare preços - entre marcas semelhantes de um determinado produto, pode haver diferenças significativas nos preços, sem que isso se manifeste na qualidade dos mesmos;
- não se deixe enganar pelo volume das compras. Um dos truques para nos fazer comprar mais, é disponibilizar carrinhos de compras de grandes dimensões, dando a ilusão de que estão sempre vazios!
- uma vez na caixa, na fila para pagar, não caía na tentação de colocar mais coisas no tapete. É normal ver estes locais preenchidos por pastilhas, revistas ou pequenos objectos de higiene, levando a pessoa a adquiri-los, mesmo que não necessite deles.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Vicente
27-07-2014 às 21:47:44Seguirei todas as dicas. É muito bom e recompensador gerir nosso rico dinheiro. Devemos dar valor e evitar desperdícios. Valeu!
¬ Responder - Carla Horta
16-09-2012 às 22:59:42Olá Cláudia, o seu texto é bastante informativo e dá ideias e dicas bastante importantes num momento em que a economia está um caos. Todos temos a ideia de que somos bons gestores das finanças da nossa casa, mas os endividamentos a que assistimos todos os dias, comprovam que muitos (aliás, todos) têm de adoptar medidas como as que indicou. parabéns.
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
12-09-2012 às 19:53:01Uma ótima economia que você consegue fazer se seguir todas essas recomendações deste texto acima. Muito válido, útil e de extrema importância, visto que os alimentos e demais produtos nas lojas estão cada vez mais caros. Hoje em dia gerir o dinheiro faz uma enorme diferença no orçamento diário e quando chega no fim do mês, então, nem se fala. Geralmente, compro somente o necessário e o que estou precisando, não caio mais nessa tentação.
¬ Responder - Germana
24-08-2009 às 15:48:57Esta sendo bastante dificil para mim gerir o dinheiro de casa.O meu marido tem po hábito gastar o dinheiro em muita babuseira, que muitas das vezes nem são precisas.
¬ Responder
Tem algumas dicas para ele se controlar?