Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não, se sentem levedas a concordar em fazer coisas das quais não gostariam de fazer e acabam se agredindo para atender solicitações que lhe desagradam. Com isso, se agridem por não conseguir se negar ao que não quer e se submetem a estratégias de fuga dizendo sim.

É preciso entender que não é uma postura covarde, mais sim a ilusão do que promoverá ao atender a solicitação. O mais comum nesses casos é pensar que ao ceder pedidos alheios, estará evitando desentendimentos, quando o assunto envolve família tentando fazer com que o outro fique satisfeito, mas sai pela culatra, pois desse modo, aquele que pede, com o tempo aprende que mesmo podendo ouvir um sonoro não, joga com a ideia psicológica do não enfrentamento. Em outras palavras, o que pede lida com a chantagem de se comportar bem, caso seu pedido seja atendido.

Outro modo é não querer se aborrecer ao receber um pedido alheio, por isso pensa que ao ceder, não será mais incomodado (a). É um engano pensar desse modo, pois em outro momento, mais cedo ou mais tarde essa situação se repetirá.

Ninguém consegue viver bem consigo somente tentando ser bonzinho (a) com os outros, é claro que precisamos ter bom senso e saber ser fraterno, compartilhar, ajudar um amigo, ser companheiro (a) com a família e ser solidário até com pessoas desconhecidas.

Para aprender a não sentir culpa ao dizer não, tenha a certeza de que você não é obrigado (a) a ter solução para tudo, por tanto; não atender uma solicitação é uma decisão pura e simples, uma escolha que cabe apenas a você decidir e não tem nada a ver se o solicitante irá ficar zangado ou não.

Se isso acontecer, saiba que essa pessoa ou não lhe considera, ou é imatura para não conseguir entender. De um modo ou de outro, dizer sim seria apenas adiar uma situação que surgiria mais tarde. E tenha a mais absoluta certeza, de que a mesma pessoa que hoje fica de cara feia, também em algum momento já disse não para alguém.

Uma ligação muito sutil com o sentimento de culpa ao dizer não, é o conceito equivocado do egoísmo, algumas pessoas se confundem com isso e acabam criando conflitos internos quando dizem sim, quando na verdade queria dizer não. Esse comportamento indica que a autoestima anda em baixa.

Tente se lembrar, mesmo quando criança você já disse não, talvez para os pais, irmãos, tios, enfim... e nada de mais aconteceu, tanto que cresceu.

Uma dica: Não se violente em seu interior, se for preciso dizer não, diga com a certeza que não será motivo para terminar uma amizade, afinal, imagine se os pais sempre dissessem sim para os filhos e os deixasse fazer tudo o que quisessem. Sem dúvida sofreriam muito na idade adulta por desconhecerem os limites que a vida impõe.


Sílvia Baptista

Título: Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - Aprenda a dizer não sem sentir culpa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios