Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

A antropologia é a ciência que estuda o homem enquanto espécie primata e a humanidade, ou seja, os seus símbolos e produtos culturais. Uma ciência conquistou o seu lugar evoluindo através de informações, de vivências e descrições de costumes feitos pelos que muito viajam afirmando a necessidade da pesquisa de campo e aprofundamento do conjunto de discrições etnográficas de todos os povos do mundo que vinham acumulando-se. Distingue-se da Sociologia e da Economia Política as Ciências Humanas que é uma ciência que estuda costumes e estilos de vida. A antropologia estabelece uma relação com essas ciências afirmando os seus próprios métodos e teorias de diversas procedências.

No entanto, a psicanálise pode ser descrita como um procedimento específico de psicoterapia, uma teoria da personalidade e uma teoria da cultura ou filosofia sobre a natureza humana. Segundo Freud, a psicanálise evolui num campo muito restrito. Ao princípio tinha apenas um objetivo: compreender algo da natureza além daquilo que era conhecido como doenças nervosas funcionais, com vista a ultrapassar a impotência que até então caracterizava o seu tratamento médico e tinha desde o início a expectativa de participar do desenvolvimento cultural.

Habitualmente, a Antropologia divide-se em Antropologia Cultural e Antropologia Biológica. Cada uma delas com as suas contribuições específicas para o estudo da mente e do comportamento humano.

No seu processo de construção envolveu várias correntes de pensamento, onde as contribuições da psicanálise são relevantes. Na Antropologia Cultural temos que considerar as aplicações da Antropologia às emoções, à saúde e à Psicologia onde, supostamente, a psicanálise se insere. Na Psicologia há um ramo inquestionável associado à psicanálise. Tem uma ligação interdisciplinar com o segmento da Antropologia que estuda a interação de processos culturais e mentais ou cognitivos e uma área também comum à Psicologia do desenvolvimento que também analisa a forma como se realiza a socialização dentro de um determinado grupo cultural. Esta interdisciplinaridade permite-nos compreender melhor como a cultura molda a cognição humana, a perceção, a emoção, a sexualidade, a motivação e a saúde mental.

As contribuições da Sociologia distinguem-se da Psicologia Coletiva por delimitar a morfologia do social em vez de lidar com a abstração da coletividade, ou seja, da consciência do grupo sem o seu substrato material e concreto.


Daniela Vicente

Título: Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

628 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    29-08-2014 às 13:17:41

    É de grande importância os estudos a respeito do homem e seu meio. Com o tempo, muito dos estudos descobertos sofreram mudanças nesse assunto, já que o ser humano é super complexo. A noergologia é uma ciência nova, bem fundamentada e que tem trazido um novo conceito da mente humana como algo criador, divergindo dos estudos da psicanálise de Freud! Adoro esse assunto!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 17:08:33

    Tive o privilégio de tirar a licenciatura em Antropologia no ISCTE, estando agora a caminho do mestrado. Numa altura de crise económica em que todos nos alertam para os perigos dos de ingressarmos em ciências sociais, considero que o problema reside concretamente no sistema que as considera inúteis: vivemos uma crise de valores, criada por pessoas sedentas de lucro, que são exactamente o oposto dos cientistas sociais. Somos nós, pois, que devemos lançar o alerta.

    ¬ Responder

Comentários - Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios