Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Animação Sociocultural e educação de adultos

Animação Sociocultural e educação de adultos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 34
Animação Sociocultural e educação de adultos

A Animação Sociocultural abrange uma realidade muito diversa e, daí, as múltiplas definições e caracterizações. Atualmente, a animação sociocultural ampliou o campo dos destinatários e objetivos, assim como as atividades. A educação de adultos não é um facto recente.

No contexto da Animação Sociocultural com pessoas adultas, o importante não é tanto a cultura como consumo, mas a cultura como participação.

A Animação Sociocultural nesta faixa etária, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender, igualmente, ao tempo de trabalho, nomeadamente pela via de uma educação em sentido permanente e que intervenham em áreas como a educação sociolaboral, a educação para uma cidadania ativa, formação para o desenvolvimento pessoal e social, uma educação para a saúde e uma para o tempo livre e tempo de ócio.

Um programa de Animação Sociocultural para adultos comporta princípios que devemos ter em conta, pois associam-se a uma necessidade de elevar o ser humano e a torná-lo protagonista e portador de uma autonomia plena. Este deve ser definido por um conjunto de princípios, que permitam, que o tempo de ócio pessoal seja utilizado como um meio de reflexão e consciencialização sobre a importância de usufruir do tempo livre, de levar o individuo a agir criticamente em relação ao consumismo; de promover, através do tempo livre, ações de educação não formal ligadas à vida; de potenciar o voluntariado e uma participação comprometida com o desenvolvimento da pessoa; participar em iniciativas geradoras de revelações interpessoais e de cultura e por forma a promover o turismo na vertente da animação turística.

A Animação Sociocultural envolve um eficaz dispositivo tecnológico e metodológico para por em prática princípios norteadores de educação permanente e educação de adultos, através da aprendizagem como a educação para o trabalho, para os valores, para a saúde, para a prevenção de acidentes laborais, para o viver no respeito pelo outro, para comunicar, agir e participar. Utiliza recursos vindos da área cultural como o teatro, o cinema, a música, para gerar formas inovadoras ativas que permitem aprendizagens pela via de interação, rompendo, quer com as práticas convencionais de formação na área social, nomeadamente, através de incentivos à participação em associações e grupos de caracter informal, quer, ainda, pela realização de fóruns, seminários, conferências sobre temas diversos relativos à formação dos trabalhadores.


Laura Andrade

Título: Animação Sociocultural e educação de adultos

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 34

661 

Comentários - Animação Sociocultural e educação de adultos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios