Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Animação Juvenil

Animação Juvenil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Animação Juvenil

O jovem é um cidadão em transição, cujo itinerário pode ser modificado, estimulado, alterado ou dificultado pelas condições em que se desenvolve.

Outra das características nesta faixa etária é o de pertença a um grupo, normalmente, regido por normas e regras como as de noção de marca, a cultura da imagem e as tendências musicais e estéticas. Deve-se planificar ações sobre o seu dia a dia que, somadas, facilitem a realização de um determinado projeto de pessoa.

Essas ações, estímulos ou oportunidades terão uma importância especial nos anos da adolescência, naqueles que a socialização, a construção da identidade e as dificuldades para a incorporação na sociedade são maiores.

Na história da animação juvenil em Portugal encontramos diversas estruturas, ligadas a diferentes organizações, prosseguindo os mais diferentes fins, que promoveram um conjunto de ações relacionadas com a ocupação e a animação dos tempos livres, que prestaram, e ainda prestam, um relevante contributo à comunidade, como sejam, o movimento escutista, o associativismo, os movimentos católicos juvenis, entre outros…

A Animação Juvenil deve estabelecer um quadro de referências, que incluam a liberdade, a promoção do associativismo, a participação e o voluntariado. Os objetivos globais da animação juvenil são proporcionar aos jovens alternativas para uma animação do tempo livre e tempo de ócio numa perspetiva educativa levando-os a assumir este tempo como o meio de valorização pessoal e social.

A partir do tempo livre e do tempo de ócio fomentar uma aprendizagem diversa que os torne conscientes da prática dos valores da democracia; a constituir uma tecnologia educativa ao serviço das aprendizagens formais, por forma a partilharem saberes, áreas, experiências e vivências; favorecer o interagir e a inter-relação dos jovens através de uma participação ativa e concretizar o triângulo constitutivo da animação juvenil, na vertente social, por via do movimento associativo juvenil e do voluntariado, na vertente cultural, em iniciativas como o teatro, a expressão dramática, o jogo, entre outros, de modo a potenciar a valorização da comunicação entre os jovens, através da expressividade, da criatividade e da vertente terapêutica, no anular as tensões, a agressividade, a violência e as dificuldades de relação e socialização, na vertente educativa como um meio auxiliar de formas de aprendizagens formais.


Laura Andrade

Título: Animação Juvenil

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 6

631 

Comentários - Animação Juvenil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios