Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ajude o seu filho em tempo de exames

Ajude o seu filho em tempo de exames

Categoria: Outros
Comentários: 1
Ajude o seu filho em tempo de exames

A memória constitui uma das capacidades mais prodigiosas do ser humano. Os bebés nascem logo com essa competência, mas como não lhes é possível evocar os acontecimentos, dada a falta de linguagem, não se sabe o que lhes ficará retido. A “lembrança” de determinadas músicas que escutaram na barriga da mãe parece ser disso prova. Certo é que a capacidade de memorização vai amadurecendo com o crescimento e, na fase final da vida, sofre alguma deterioração. Trata-se de um processo mental que pressupõe a junção de pedaços de informação e de conhecimentos, com o propósito de gerar novas ideias, o que auxilia sobremaneira na tomada de decisões. Estimular a memória do seu filho é uma das melhores maneiras de o ajudar nos tempos difíceis que são os de exames escolares. E, ao fazê-lo, fornece-lhe um meio eficaz para o sucesso.

Está provado que algumas vitaminas, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, são essenciais para o funcionamento apropriado da memória e podem ser encontradas nos cereais, vegetais e frutas. Uma vez mais, o equilíbrio da alimentação está intimamente relacionado com outros equilíbrios, neste caso o cognitivo.

A memorização engloba três fases: fixar, reter e recordar. Para alguém fixar o que quer que seja tem de querer, pelo que a motivação também assume um papel importante. Para fixar, há que compreender e relacionar as ideias entre si, o que é facilitado pelo recurso aos órgãos dos sentidos. Toda a gente possui, em graus diferentes, memória visual, auditiva, olfactiva e afectiva, sendo que se pode ir sempre treinando, a fim de que se torne mais apta para a aprendizagem. Reter significa reconstituir aquilo que se leu ou estudou, enquanto que recordar é trazer à mente, quando necessário, tudo aquilo que se conseguiu fixar e reter na memória.

Existem estratégias e exercícios que podem funcionar como coadjutores neste processo. A repetição assume particular relevância no desenvolvimento da memória. Jogos de dominó, de animais, de cores, de números, cartões de associação, quebra-cabeças, vídeos educativos, bem como jogar xadrez (a partir dos três anos), constituem mais-valias no âmbito da memória visual. Para estimular a memória auditiva, podem entoar-se as lições com ritmo, aprender poesias, contos, séries, refrães, canções populares, infantis, regionais, um idioma distinto do seu, pintar, etcétera. Fazer palavras cruzadas, e outros exercícios simples, como o jogo das paciências ou apontar números de telefone e posteriormente certificar-se que estão certos, são outras alternativas.

Habitualmente, associa-se o êxito escolar bastante mais à inteligência do que à capacidade de memorização. A memória até é um pouco mal vista pelos educadores, que passaram a considerar errado aprender de cor. A realidade é que as crianças aprendem mais facilmente através da repetição, razão pela qual a tabuada é amiúde entoada com um compasso específico.

Descobriu-se, entretanto, que a memória não é algo puramente mecânico. Armazenar conhecimentos subentende descodificação (entendimento), porque só interrelacionando os factos se os fixa e retém. A aptidão de fixar e reter deve ser estimulada nas crianças e nos jovens.



Maria Bijóias

Título: Ajude o seu filho em tempo de exames

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGlorinha

    24-08-2009 às 15:41:22

    Oi maria.
    Nunca soube bem como ajudar os meus filhos a estudar depois de ler o seu teste já tenho em mente algumas técnicas.
    O meu filho tem muitas dificuldades em se concentar pode dar umas dicas quanto a este tema?

    ¬ Responder

Comentários - Ajude o seu filho em tempo de exames

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios