Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 3
Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Christofoletti dizia que dentre as várias etapas que constituem o processo de produção agrícola, a aplicação de agrotóxicos é uma das mais exigentes, pois deve atender não somente ao tratamento da lavoura, mas também a cuidados com a preservação do ambiente e com a qualidade final dos alimentos, que chegam à mesa do consumidor.

Fatores ambientais como temperatura e umidade relativa do ar afetam na absorção e na translocação dos agrotóxicos aplicados nas plantações. Quando a umidade relativa diminui e / ou a temperatura do ar aumenta, as gotas do produto aplicado secam mais rapidamente, fazendo com que o produto aplicado seja menos absorvido pela planta, reduzindo seu desempenho na mesma. Para controlar eficientemente plantas daninhas com herbicidas, é necessário preocupar-se com a quantidade de água usada como veículo em sua aplicação, da pressão de regulagem e da velocidade com qual o pulverizador aplica o herbicida.

Na aplicação de agrotóxicos, é possível acompanhar a qualidade da operação através da utilização de indicadores de desempenho que possibilitem coletar dados no campo e conferir com exatidão as conformidades de acordo com o que prescrevem os técnicos. A qualidade de aplicação de agrotóxico pode se tornar marcante para que atinja a produtividade pretendida de uma lavoura, e essa operação tem como principal objetivo aplicar a dose correta do agrotóxico no alvo desejado. Uma pulverização de baixa qualidade pode trazer como consequências perdas significativas na produtividade, ocasionadas por reincidências de doenças, pragas e plantas daninhas na área. Portanto, o acompanhamento da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas é muito importante para que se consiga controlar com eficiência fatores danosos à lavoura.

Bonilla afirma que o controle de qualidade é possível de ser aplicado na produção agrícola, o qual, corrigindo e eliminando desperdícios e erros, reduzindo custos e aumentando a produtividade, traz grandes vantagens na competitividade do campo. De acordo com o pensamento dele, fica evidente que só sobreviverão as empresas agrícolas que aplicam técnicas eficientes na administração de seus custos.

O controle de processos é constituído de ferramentas que possibilitam a melhorar a qualidade e a produtividade nas empresas. É um conjunto de técnicas úteis para resolver problemas, alcançar a estabilidade do processo e aumentar a capacidade produtiva, reduzindo as grandes diferenças nas operações, que quase sempre remetem a erros. Para o mesmo Bonilla utilizar ferramentas estatísticas para controlar a qualidade ajuda a detetar erros nas operações agrícolas, a tempo de ser possível corrigi-los.

Vários autores têm estudado a utilização de técnicas estatísticas de controle de qualidade em operações agrícolas mecanizadas nas mais diversas lavouras, sendo o milho a cultura agrícola de maior destaque nessa linha de pesquisa.

Controlando custos, reduzindo desperdícios e produzindo com eficiência, chegam alimentos na mesa de todos, tornando esses fatores grandes aliados no combate a fome mundial.


Cláudio Júnior

Título: Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 2

800 

Imagem por: photofarmer

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    17-08-2014 às 23:18:23

    Grande texto sobre agratóxicos e como aplicar com qualidade. Muitas vezes, não há resultados por não saberem como utilizar. Maravilhoso!

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    02-09-2011 às 13:22:33

    o site é muito interessante fala de como se aplicar agrotóxicos

    ¬ Responder
  • kananda moreira araújokananda moreira araújo

    16-11-2010 às 15:45:55

    kra eu tava relizando um trabalho sobre o uso do agrtóxico e esse site me ajudou bastante. ta super bem elaborado PARABÉNS!!! adorei.

    ¬ Responder

Comentários - Agrotóxicos e outros produtos na lavoura: como aplicar com qualidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: photofarmer

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios