Abrir a boca para ouvir?!
Um grupo de cientistas, numa investigação coordenada por Renaud Boistel do Centro Nacional Francês para a Investigação Científica, descobriu que afinal as rãs Gardiner, das ilhas Seychelles (Oceano Índico), conseguem ouvir com a boca.
Até esta investigação ser feita acreditava-se que esta espécie de anfíbios era totalmente surda.
Os investigadores concluíram que esta espécie de rãs usa a cavidade bucal para receber e retransmitir os sinais sonoros ao cérebro.
As rãs geralmente não possuem ouvidos externos, mas têm um ouvido médio com tímpano. E era a falta desse ouvido médio nestas rãs que induzia erroneamente ao pensamento que eram surdas.
Os cientistas instalaram sistemas de alta voz na floresta e reproduziram gravações do coaxar de outras rãs. Para surpresa os machos Gardiner responderam imediatamente.
Justin Gerlach, do Fundo de Proteção da Natureza das Seychelles e membro da equipa de investigadores, disse à BBC que o barulho feito pelas rãs: “É um grito muito alto e agudo”. Ao ouvirem, os machos respondem. “Mudam de posição ou, muitas vezes, respondem à chamada”.
Os cientistas fizeram radiografias à rã e após analisadas verificaram a existência de pequenas membranas entre a cavidade bucal e o ouvido interno, chegando á conclusão de que a boca funciona como um amplificador que estimula essas membranas a emitir os sons ao ouvido interno.
"Esta combinação da cavidade bucal e da cavidade óssea permite às rãs Gardiner perceber os sons sem utilizarem um ouvido médio", conclui Boistel.
Boistel acredita ainda que esta descoberta pode ser aplicada na medicina, pode ajudar a estudar formas que levem á solução de determinados tipos de surdez nos humanos.
Este estudo foi publicado na revista Proceedings of the Natural Academy of Sciences (PNAS), da Academia Americana de Ciências.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Vicente
18-08-2014 às 06:05:56Muito rico esse texto, super brutal!
¬ Responder - tete
09-09-2013 às 21:18:18absolutamente fantástico
¬ Responder