A vida quotidiana em Roma
O centro da cidade era o fórum, onde havia termas, teatros, anfiteatros, uma rede de esgotos e o abastecimento de água através de fontes e aquedutos.
Pode considerar-se Roma como uma cidade de contrastes, dividida entre o luxo e a miséria.
As famílias mais ricas viviam em casas luxuosas, algumas com jardins, mosaicos, pinturas e frescos nas paredes. Outras famólias possuíam casas de campo, grandes propriedades onde podiam existir teatros e até termas privadas.
A plebe amontoava-se em ilhas, chamadas ,insulae, edifícios de vários andares divididos em apartamentos pequenos, para onde tinham de carregar água e onfde não podiam fazer fogo para cozinhar.
Os romanos costumamam celebrar o dia dos ricos, que era ocupado com os negócios e atividades políticas e religiosas. Nos momentos de lazer frequentavam os banhos políticos, termas, onde conversavam, liam e tratavam de negócios.
Durante a noite, confraternizavam em faustosos banquetes com uma grande variedade de pratos de carne e peixe, acompanhados de vinho misturado com água, mel e ervas aromáticas.
A alimentação dos pobres consistia apenas em pão, azeitonas, lentilhas e pouco mais.
A plebe trabalhava nos seus ofícios e, nos tempos livres, assistia a espetáculos públicos, nomeadamente lutas de gladiadores, corridas de carros e peças de teatro.
As mulheres dedicavam-se às tarefas domésticas, algumas trabalhavam, podiam ir ás termas e também assistiam a espetáculos públicos.
Os rapazes e raparigas podiam ir á escola e após essa idade só os rapazes de famílias ricas continuavam a estudar.
Os seus desportos favoritos eram os jogos de dados ou jogos de tabuleiro, que incluia atividades oferecidas pela cidade, como as termas, as lutas de gladiadores ou as corridas de cavalos, apresentadas nos mosaicos do século IV.
As casas dos romanos eram construídas com finas vigas de madeira. Deste modo, são frequentes os desmoronamentos e os incêndios. A maioria ainda vivia em casas mal iluminadas e parcamente mobiladas, na sua maioria arrendadas.
Também se vendia comida já cozinhada naquele tempo, apesar de longínquo.
Comentários ( 2 ) recentes
- bia
30-09-2014 às 19:33:50isso e muito interesate para pesquisa de trabalho etc...principalmete para pessoas que precisa dessa atitude
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
17-09-2012 às 14:38:00Os romanos faziam parte de um povo guerreiro, de lutas e conquistas de território.Assim, contribuíram para nos deixar um legado cultural enorme, não só no campo da literatura, como na arte.Na verdade eles edificaram grandes monumentos como símbolo religioso, de fé e expansão.
¬ Responder