Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Religião Hebraica

A Religião Hebraica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 208
Comentários: 2
A Religião Hebraica

O judaísmo foi a primeira religião monoteísta da História, aquela que viria a influenciar o Cristianismo e o Islamismo, que são as religiões dominantes a nível mundial.
Com eeito, esta religião já nasceu há muitos anos, na região da Palestina, e conta hoje, com mais de 13 mil seguidores em todo o mundo.

A maior parte deles porêm, concentra-se no estado de Israel e nos EUA.
Nessa época, os diferentes povos do mundo eram politeístas. Contudo, os hebreus adorabvam e prestavam culto a um único DEus, Javé, o criador do Céu, da Terra e da humanidade.
A história dos hebreus ficou registada na Bíblia, hebraica, a que chamamos o Antigo Tetamento. Segundo este texto, os hebreus viviam na Mesopotâmia e eram pastores seminómadas, de origem semita.

No segundo milénioa.C, Abraão e o seu povo deviam adorá-lo como Deus único, e em troca receberiam cAnaã, como a Terra Prometida.
Aí deviam viver, com a sua decendência. O seu filho Isaac, o neto, Jacob, e os seus decendentes respeitaram essa aliança, prestando culto a Javé.

Contudo, no século XVII a.C, a seca e a fome levaram muitos hebreus a procurar a subsistência nas terras férteis do Egito, onde permaneceram até serem submetidos à escravidão.
Mas, no século XVIII a.C, o pariarca Moisés guiou-os na viagem de regresso à Palestina, designada Êxodo, que durou durante 40 anos.

DFoi durante essa travessia pelo deserto que, junto ao Monte sinai, Moisés renovou a aliança com Deus, recebendo os Dez Mandamentos-A Lei Divina, que ficou gravada em placas de pedra.
Os Dez Mandamentos são a Lei de deus, e foi entregue a Moisés, no monte.
Estão escritos no Antigo Testamento, em Êxodo, 20:1-17.

Segundo a cronologia deste povo Hebreu, fixaram-se na Palestina já em 1900 a.C, tendo seguidamente migrado para o Egito, em virtude das condições climáticas da época.
O Êxodo, deu-se em 1250a.C e durou cerca de quarenta anos. O primeiro rei de Israel, foi Saul , em 1030a:C.

à morte do rei Salomão, formaram-se dois reinos, chamados de Israel e Judá, com características diferentes e distintas. a seguir aos hebreus, sucederam-se os assírios, que conquistaram Israel e mais tarde, os babilónios conquistaram Judá.

A conquista romana deu-se em 63a.C, o que fez com que estes lutassem contra e destruíssem muia coisa, nomeadamente na religião. Deste modo adotaram coisas diferentes e deixaram de ter o sábado, como o dia de descanso, dedicado á criação. Inclusive, como os romanos se preocupavam só com o alargamento do seu território, destruíram o Templo de Jerusalém, onde os judeus faziam os pedidos a Javé.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Religião Hebraica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 208

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    16-03-2016 às 23:26:09

    muito bom o texto. :3 mas tem uns erros de português o que me atrapalhou um pouco :/

    ¬ Responder
  • lucas

    27-06-2015 às 22:15:36

    muito bom me ajudou muito pra estudar pra prova kkk obg

    ¬ Responder

Comentários - A Religião Hebraica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios