A Psicologia Da Agressão
Na espécie humana, além da agressão capaz de causar lesão corporal, existem vários tipos de agressão: dirigida, verbal e deslocada. A agressão dirigida é aquela em que o indivíduo prejudica outro diretamente. A agressão verbal não passa de palavras, por isso, não ofende o outro fisicamente, mas sim psicologicamente. A agressão deslocada é quando o sujeito direciona a sua raiva para um objeto.
Segundo a OMS, a violência é o uso da força e do poder, de forma real ou em ameaça, contra si próprio, outra pessoa ou outro grupo quer resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, danos psicológicos, deficiência de desenvolvimento ou privação. A agressão sem motivo denomina-se agressão gratuita.
Na conceção psicanalítica, a agressividade designa uma tendência especificamente humana marcada pelo carácter ou vontade de cometer um ato violento sobre outro.
Os estudos da agressão ou violência são tidos como próprios para uma abordagem inter-disciplinar, pois o seu enquadramento em qualquer uma das disciplinas científicas revela-se insuficiente.
A agressão hostil é um tipo de agressão emocional e geralmente impulsiva. É um comportamento que tem como objetivo causar danos ao outro, independentemente se isso dá ou não alguma vantagem. A agressão Instrumental é agressão direcionado a um objeto, também este tipo de agressão é independente, mas este em relação aos danos que pode causar. Tem por hábito ser planeada, logo não é impulsiva. Na agressão direta, o comportamento agressivo dirige-se à pessoa ou objeto que justifica a agressão. Na agressão deslocada, o sujeito dirige a agressão a uma pessoa/coisa que não é responsável pela causa que deu origem. Na auto – agressão, a agressão está virada para a pessoa própria, como o suicídio. Agressão Aberta manifesta-se pela violência física ou psicológica explícita. Agressão dissimulada não é aberta. Recorre-se ao sarcasmo, à ironia e ao cinismo para agredir e provocar no outro sentimentos de ansiedade. Na agressão inibida, o sujeito não manifesta agressão para com o outro, mas consigo mesmo.